ELETIVAS 6º E 7º - 5 ELETIVAS
ELETIVA: ANIMAIS TERRESTRES E SUAS FORMAS GEOMÉTRICAS
DISCIPLINAS: Ciências
e Matemática
PROFESSORES: Keila
Moreira; professora da disciplina de Ciências.
Antônio José;
professor da disciplina de Matemática.
JUSTIFICATIVA
A necessidade de complementação
do currículo da base nacional na escola da escolha exige que sejam oferecidas,
durante o ano letivo, outras disciplinas que possam suprir as deficiências na
aprendizagem dos alunos ou atender aos anseios de estudar outros conteúdos que
venham ampliar conhecimentos nas áreas as quais forem necessárias. Baseados
nesta premissa e observando as deficiências e os anseios dos alunos do 6º e 7º
ano da EMTI Aldemir Martins, planejamos, para ser desenvolvida durante o segundo
semestre do ano letivo de 2019, a disciplina eletiva; Animais Terrestres e suas formas geométricas, que dará
oportunidade para os alunos pesquisarem e conhecerem as formas dos principais
animais terrestres associando-os aos conteúdos de geometria plana e espacial desenvolvendo
assim, suas habilidades e conhecimentos na área da matemática e na área das
ciências biológicas, e ainda, o protagonismo que poderão ser muito úteis na construção
do projeto de vida de cada um.
OBJETIVO
Possibilitar
aos alunos aprofundar conceitos já aprendidos e habilidades adquiridas, aprimorar
e incentivar o trabalho no campo da pesquisa científica, completando lacunas
existentes, na busca por mais conhecimentos nas áreas de Ciências e Matemática,
de maneira que possa contribuir para a formação cultural e intelectual transformando
suas vidas com desenvolvimento pessoal.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
§ Compreender os conceitos básicos
sobre a ciência e o método científico, despertando interesse pela pesquisa;
§ Conhecer a diversidade dos seres
vivos terrestres;
§ Fazer analogia das formas geométricas
dos seres vivos terrestres;
§ Analisar o impacto de acidentes
ambientais nos seres vivos terrestres;
§ Perceber a importância das relações
ecológicas entre os seres terrestres;
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
§ Métodos atuais de pesquisas
científicas;
§ Equipamentos utilizados em pesquisas
científicas;
§ Formas evoluídas para a adaptação dos
seres vivos à vida terrestre;
§ Formas geométricas planas;
§ Formas geométricas espaciais;
§ Perímetro, área e volume de formas
geométricas;
§ Unidades de medidas de comprimento,
de superfície, de volume e suas transformações;
METODOLOGIA
Apresentação
de vídeos; leitura em livros; pesquisas na WEB e outros meios; construção de
animais em tamanho grande com folhas de cartolina, evidenciando suas formas
geométricas espaciais; cálculos de volume e área, bem como as adaptações á vida
terrestre.
RECURSOS DIDÁTICOS
§ Quadro branco e pincel;
§ Laboratório de ciências;
§ Laboratório de Informática;
§ Projetor de imagens;
§ Aparelho de som;
CULMINÂNCIA
A
culminância dessa eletiva será baseada na apresentação, por grupos de alunos,
dos protótipos de formas confeccionadas e por produções artísticas
proporcionadas pelas pesquisas onde deverão demonstrar os conhecimentos
adquiridos.
PROJETO DE ELETIVA
Professoras: Roana Diniz
e Leiliana Cardoso
Alunos:
6º e 7º anos
Ano: Segundo
Semestre de 2019.
Arte e
Português em:
A arte do canto.
Introdução:
A
cultura de um povo é formada por vários elementos, como crenças, valores,
danças, músicas, festas populares, e é transmitida de geração em geração e
demonstra aspectos locais de uma população. A diversidade cultural é um tema
atual e relevante, tanto no âmbito social como escolar. Principalmente em um
país formado por tantos grupos étnicos diferentes como o nosso. Por isso, é
importante que a escola fortaleça e dê significados a essas diferenças
culturais que formam o nosso país. O conhecimento sobre esse leque de culturas
do nosso povo cria a relação de respeito e pertencimento.
Justificativa:
Os
principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus,
a população indígena e os escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes
italianos, alemães, árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade
cultural do Brasil.
A Arte
possibilitará o estudo da cultura que ficou como resultado da mistura desses
povos em nosso país. E o Português trabalhará o conhecimento e interpretação de
músicas populares brasileiras, seus autores e intérpretes.
Para
trabalhar os aspectos culturais brasileiros, as disciplinas de Arte e Português
escolheram o tema música. Ao longo da eletiva os alunos conhecerão e cantarão
os principais estilos musicais do nosso país.
Objetivo
Geral:
Conhecer os principais
aspectos culturais do nosso povo e cantar os estilos musicais presentes na
cultura brasileira.
Objetivos
específicos:
·
Relacionar a distribuição populacional do
Brasil com a cultura de cada região.
·
Destacar as principais características
culturais do Brasil.
·
Conhecer os principais estilos musicais do nosso
país.
·
Cantar músicas que se destacam e representam
a cultura brasileira.
·
Interpretar as letras das músicas
trabalhadas, verificando a coesão e a coerência.
·
Destacar o regionalismo e a característica
cultural e artística presentes nas letras das músicas.
CONTEÚDOS:
Língua Portuguesa
|
Arte
|
·
Crítica;
·
Figuras de
linguagem;
·
Coesão e
coerência
·
Regionalismos;
·
Gênero poético
·
Interpretação
textual
|
· Instrumentalização ;
· História da música;
· Cultura
· Gênero musical
· Estudo de artistas musicais
· Estudo da voz e do corpo
|
CRONOGRAMA
DE ATIVIDADES
ATIVIDADES
|
AGO
|
SET
|
OUT
|
NOV
|
DEZ
|
Apresentação
da Eletiva aos alunos.
|
X
|
||||
Roda de
conversa e debates acerca do conteúdo trabalhado.
|
X
|
||||
Interpretação
das músicas
|
X
|
X
|
X
|
X
|
|
Filmes e/ou
vídeos Brasileiros
|
X
|
X
|
|||
Estudo de
autores e intérpretes
|
X
|
X
|
X
|
X
|
|
Elaboração e
Confecção dos trabalhos da Eletiva.
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Escutar e
aprender a cantar as músicas
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Culminância
com apresentação em sala.
|
X
|
Recursos
materiais:
v Textos;
v Vídeos;
v Cartolinas;
v Canetinhas;
v Colas;
v Tesourinhas;
v Revistas;
v Televisão
LCD;
v Computadores;
v Réguas
v E.V.A
v Pendrive
v Caixa
de som
v Microfone
v Pendrive
Resultados
esperados:
Pretende-se
que esta Eletiva amplie o repertório musical e desperte o conhecimento das culturas
do nosso país, estimulando o pensamento crítico, histórico e cultural através
das músicas populares brasileiras e o estimulo ao canto.
Avaliação:
A
avalição será realizada durante todo o processo da eletiva e ao longo das
aulas, com a culminância em sala de aula, onde iremos avaliar a participação,
interesse e envolvimento dos alunos.
PROJETO
DE ELETIVA
Professoras: Fernanda e
Efigênia Kelvia
Alunos:
6º E 7º anos
Geografia e Português em: Brasis
Introdução:
Este
Projeto aborda questões relativas às cinco regiões do Brasil (Norte, Nordeste,
Centro-Oeste, Sudeste e Sul). Com a divisão do território brasileiro, foi
formado as cinco grandes regiões observando as características físicas ou
naturais, do relevo, do clima, da vegetação, da hidrografia, como também das
atividades econômicas e culturais, assim como as variedades lingüísticas
existentes no Brasil.
A variação linguística é um fenômeno que acontece com a
língua e pode ser compreendida por intermédio das variações históricas e
regionais. Em um mesmo país, com um único idioma oficial, a língua pode sofrer
diversas alterações feitas por seus falantes. Como não é um sistema fechado e
imutável, a língua portuguesa ganha diferentes nuances.
O português que é falado no Nordeste do
Brasil pode ser diferente do português falado no Sul do país. Claro que um
idioma nos une, mas as variações podem ser consideráveis e justificadas de
acordo com a comunidade na qual se manifesta.
As variações acontecem
porque o princípio fundamental da língua é a comunicação, então é compreensível
que seus falantes façam rearranjos de acordo com suas necessidades
comunicativas. Os diferentes falares devem ser considerados como variações, e
não como erros. Quando tratamos as variações como erro, incorremos no
preconceito linguístico que associa, erroneamente, a língua ao status. O português falado
em algumas cidades do interior do estado de São Paulo, por exemplo, pode ganhar
o estigma pejorativo de incorreto ou inculto, mas, na verdade, essas diferenças
enriquecem esse patrimônio cultural que é a nossa língua portuguesa.
Justificativa:
A ideia desse projeto é
fazer com que os alunos busquem a interação e valorização para o nosso país,
bem como reconhecer que o Brasil é um dos maiores países em extensão territorial.
Os educandos deverão resgatar o estudo e o conhecimento sobre os aspectos
naturais e culturais, que assim serão divididos em cinco regiões: Norte,
Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste.
Assim trabalharemos o projeto de forma
interdisciplinar envolvendo a Língua Portuguesa e Geografia proporcionando
condições de conhecimentos das cinco regiões do Brasil com as atividades de
dança, leitura, escrita, filmes e vídeos.
Objetivos:
·
Fazer com que
o aluno relacione o uso da língua às situações sociocomunicativas,
compreendendo que a variação
linguística é algo inerente à diversidade das situações de uso da
língua portuguesa.
- Reconhecer
as variações linguísticas em diversos contextos sociais, bem como
manifestações de preconceito linguístico.
- Analisar
aplicações de língua padrão e não padrão.
- Relacionar
o emprego das variações linguísticas em cada região.
- Compreender
as variedades da língua como prática social e não como erro gramatical.
- Entender o conceito de Região.
- Conhecer as cincos regiões do Brasil: Norte,
Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.
- Compreender o contexto histórico para o
entendimento da formação das regiões.
- Conhecer a cultura de cada região: costumes,
comidas, danças e músicas.
CONTEÚDOS:
Língua
Portuguesa
|
Geografia
|
|
·
Conceito de Região.
·
Cinco regiões do Brasil.
·
Contexto histórico para o entendimento da formação das regiões.
·
Cultura de cada região: costumes, comidas, danças e músicas.
|
CRONOGRAMA
DE ATIVIDADES
ATIVIDADES
|
AGO
|
SET
|
OUT
|
NOV
|
DEZ
|
Apresentação da Eletiva aos alunos.
|
X
|
||||
Roda de conversa e debates acerca do conteúdo
trabalhado.
|
X
|
X
|
X
|
X
|
|
Leitura e Interpretação
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Filmes e/ou vídeos
|
X
|
X
|
|||
pesquisas
via internet sobre as regiões
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Ensaio para as apresentações artísticas
|
X
|
X
|
X
|
||
Elaboração e Confecção dos trabalhos da Eletiva.
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Culminância com apresentação em sala.
|
X
|
Recursos
materiais:
v Textos;
v Vídeos;
v Cartolinas;
v Canetinhas;
v Colas;
v Tesourinhas;
v Revistas;
v Televisão
LCD;
v Computadores;
v Réguas
v E.V.A
v Pendrive
v Caixa
de som
v Microfone
Resultados esperados:
Avaliação:
A
avaliação será realizada durante todo o processo da eletiva e ao longo das
aulas, com a culminância em sala de aula, onde iremos avaliar a participação,
interesse e envolvimento dos alunos.
PROJETO DE ELETIVA
Alunos: 6º e 7º anos
Ano: Segundo Semestre de 2019.
História & Inglês em: The King of Pop!
A juventude encontra na música variadas maneiras de mostrar sua força e vivacidade. Apropriando-se de diferentes gêneros musicais para se expressar e interagir nos diferentes contextos sociais. Reconhecendo a importância da música para a humanização dos jovens, uma vez que ela propicia reflexão e sensibilidade, percorreremos suas trilhas sonoras através de um dos cantores de maior sucesso da indústria fonográfica das décadas de 70 e 80, 90 e 2000, Michael Jackson. Por tanto, teremos como missão reapresentar Michael Jackson as novas gerações fazendo com que os estudantes conheçam a biografia e discografia do cantor. Michael destacou-se pela criatividade, inventividade, carisma e por suas coreografias atemporais. Suas músicas são carregadas de diversos temas transversais, como por exemplo, racismo, política, crítica social, meio-ambiente e outros temas importantes para o contexto histórico-social em que vivemos.
Justificativa:
Reconhecendo a importância da música na vida dos jovens essa eletiva se propõe a utilizar as mais variadas formas de sons musicais como ferramenta educativa, que favoreça a aprendizagem de história e inglês de forma lúdica e que desperte o pensamento crítico-reflexivo nas canções.
Objetivo Geral:
Trabalhar com o estudante a consolidação do conhecimento das estruturas linguísticas do Inglês através das músicas e história através do contexto histórico-social da época de atuação de Michael Jackson.
Objetivos específicos:
Sensibilizar nosso aluno para perceber os diferentes tipos e gêneros musicais utilizando a música como ferramenta de expressão;
Apropriar-se das estruturas linguísticas encontradas em inglês; decodificando-as para produzir diversas interpretações.
Favorecer momentos reflexivos e críticos baseados na pluralidade dos contextos socioculturais e históricos.
CONTEÚDOS:
História Língua Inglesa Micro história
História cultural
Racismo
História das mentalidades
Pluralidade musical
interdisplinaridade
Diferentes tempos verbais
Músicas Michael jackson
Cumprimentos
Tradução
Gêneros textuais
Vocabulário
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
ATIVIDADES AGO SET OUT NOVApresentação da Eletiva aos alunos. X
Roda de conversa e debates acerca do
conteúdo trabalhado.
X X X
Dinâmica, jogos e quiz sobre os temas
abordados, trabalhar com a biografia dos
Beatles.
X X X
Karaokê X X
Interpretação artísticas das músicas
trabalhadas.
X X X X
Elaboração e Confecção dos trabalhos da
Eletiva.
X X
Assistir Clipes e vídeos da banda. X X X X
Culminância com apresentação da Eletiva. X
Recursos materiais:
Textos;
Vídeos;
Cartolinas;
Canetinhas;
Colas;
Tesourinhas;
Revistas;
Televisão LCD;
Computadores;
Réguas
E.V.A
Pendrive
Resultados esperados:
Pretende-se que esta Eletiva amplie o repertório linguístico e desperte o conhecimento das estruturas gramaticais de Língua Inglesa, estimulando o pensamento crítico, histórico e cultural em relação à época de atuação dos Beatles, através das canções e atuação da banda na indústria fonográfica da década de 70, 80, 90 e 2000.
Avaliação:
A avalição será realizada com uma culminância na sala de aula, onde iremos avaliar a participação, interesse e envolvimento dos alunos.
PROJETO DE ELETIVA
Professoras: Ronald
Alexandre e Morgana
Alunos: 6º e 7º anos
Ano: Segundo Semestre de
2019.
Ciências e Educação
Física em:
- SAÚDE EM MOVIMENTO
-
Introdução:
A alimentação
saudável é a ingestão de alimentos, principalmente, alimentos naturais em
nossas refeições diárias. O nosso organismo gasta energia constantemente ao
manter todas as suas atividades vitais.
Conseguiremos manter
o nosso peso estável se a quantidade de calorias ingeridas for aproximadamente
igual à quantidade de calorias que o nosso corpo gasta. Se a ingestão de
calorias for maior do que o corpo necessita, haverá aumento de peso, ou seja, a
pessoa engordará; mas se essa ingestão for menor do que o corpo necessita,
haverá perda de peso e a pessoa emagrecerá.
Para manter o peso
ideal e ainda obter todos os nutrientes de que o corpo necessita é
imprescindível ter uma dieta variada, na qual a deficiência de um nutriente em
certos alimentos seja compensada por sua presença em outros.
Por isso, é muito
importante consumir alimentos dos quatro grupos básicos (verduras, legumes e
frutas; cereais; leite e derivados; carne). Com a contribuição da eletiva SAÚDE
EM MOVIMENTO iremos mostrar como elaborar uma dieta balanceada onde consiste em
combinar variedade e quantidade adequadas de alimentos à idade e no grau de
atividade física de cada pessoa.
Justificativa:
Os principais
objetivos da eletiva é mostrar a turma como com a contribuição da disciplina de
Ciências qual é o perfil ideal de alimentação saudável usufruindo da variedades
de alimentos que são oferecidos para a sociedade e consequentemente adequando a
Educação Física a saúde das pessoas com atividades físicas para não
contribuição de aumento de peso ou doenças relacionadas a má alimentação.
Objetivo Geral:
Conhecer os
principais aspectos da alimentação saudável e atividades físicas na vida da
pessoas contribuindo para uma melhor qualidade de vida.
Objetivos
específicos:
Relacionar os tipos
de alimentos;
Destacar as
principais características de carboidratos, proteínas, etc.
Conhecer as doenças
relacionadas a má ingestão de alimentos, distúrbios alimentares.
Relacionar a variedade de atividades
físicas para uma melhor qualidade de vida.
CONTEÚDOS:
Ciências
|
Educação
Física
|
Carboidratos ;
Proteínas;
Cereais
Frutas;
Legumes;
|
Perfil energético;
Males.
|
PROJETO DE ELETIVA
Professoras: Késsia
Bezerra e Rivelino Lopes
Alunos: 8º e 9 ºanos
Ano: Segundo Semestre de 2019.
Português
& Ciências em: Escrevendo Etnias.
Introdução:
Observando
as necessidades dos adolescentes relacionadas a exposição de sentimentos e ao
mesmo tempo como protagonista de suas histórias, faremos um resgate das
múltiplas culturas e influencias de diversos povos/etnias. Faremos uso de diferentes
gêneros textuais, tais como musicais, documentos/leis etc. Utilizaremos a dança
e outras expressões artísticas para o desenvolvimento social do educando e
expressão do aprendizado.
Sobre
a perspectiva das ciências, é importante ressaltar que o conceito de raças
sobre o ponto de vista biológico torna-se equivocado visto que, apenas a
genética não é argumento suficiente para embasar tal ideia. A disparidade entre
brancos e negros é marcada muito mais por questões sociais do que realmente
científicas. Assim, o debate de raça, sobre o viés sociológico, assume que o
debate científico deixa clara a inexistência de uma taxonomia de “raças
humanas”.
Justificativa:
Reconhecendo as influencias
presentes na cultura brasileira, pretendemos que os jovens desenvolvam
habilidades e percepções relacionadas ao desenvolvimento pessoal e social, ao
estudamos sobre questões biológicas e evolutivas, compreenderão as escolhas e
ao mesmo tempo, questões relacionadas a nossa sociedade, afim de que, possamos
despertar um pensamento críticos-reflexivo nas canções.
Objetivo
Geral:
Trabalhar com o estudante a
consolidação do conhecimento das estruturas linguísticas do Português e de
conteúdos de ciências.
Objetivos
específicos:
·
Sensibilizar nosso aluno para perceber os
diferentes tipos e gêneros textuais, utilizando a música, documentos oficiais
dentre outros;
·
Apropriar-se das estruturas linguísticas para
produzir diversos textos e interpreta-los.
·
Favorecer momentos reflexivos e críticos
baseados na pluralidade das etnias.
CONTEÚDOS:
Língua Portuguesa
|
Ciências
|
·
Complemento
nominal;
·
Leitura de
documentos oficiais;
·
Elementos de
coerência e coesão;
·
Figuras de
linguagem;
·
Período
simples e período composto.
|
· Genética
· Sistema Tegumentar;
· Estrutura da Célula.
· Leitura de artigos científicos.
|
CRONOGRAMA
DE ATIVIDADES
ATIVIDADES
|
AGO
|
SET
|
OUT
|
NOV
|
DEZ
|
Apresentação
da Eletiva aos alunos.
|
X
|
||||
Roda de
conversa e debates acerca do conteúdo trabalhado.
|
X
|
X
|
X
|
||
Interpretação
artísticas das músicas trabalhadas.
|
X
|
X
|
X
|
||
Elaboração e
Confecção dos trabalhos da Eletiva.
|
X
|
X
|
|||
Assistir
vídeos
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Culminância
com apresentação no pátio.
|
X
|
Recursos
materiais:
v Textos;
v Vídeos;
v Cartolinas;
v Canetinhas;
v Colas;
v Tesourinhas;
v Revistas;
v Televisão
LCD;
v Computadores;
v Réguas
v E.V.A
v Pendrive
Resultados
esperados:
Pretende-se
que esta Eletiva amplie o repertório linguístico e desperte o conhecimento das estruturas
gramaticais, estimulando o pensamento crítico, histórico e cultural através de
estudos étnicos e linguísticos.
Avaliação:
A avaliação
será realizada com uma culminância na sala de aula, onde iremos avaliar a
participação, interesse e envolvimento dos alunos.
PROJETO DA ELETIVA
Professoras:
Maria
Keila Moreira de Sousa
Antonia Cresiane Alves Paz
Alunos: 8º e 9º
anos
Ano:
Segundo Semestre 2019
ENCANTOS
DO NORDESTE: Um estudo da cultura dos estados e das belezas naturais.
Introdução:
A
escolha da temática do presente projeto teve origem na necessidade que
os estudantes têm de conhecer a sua origem nordestina e as belezas contidas
nessa região. Todo ser humano se indaga e com isso nasce a curiosidade, que por
fim leva ao conhecimento. Por isso estudar aspectos da cultura local, sejam
históricos, geográficos, artísticos ou culturais de forma geral favorece o
desenvolvimento da identidade do sujeito em meio à sociedade em que vive.
O contato do
estudante com a história local acontece na tentativa de fazer com que o
educando reaprenda e valorize a historicidade de sua comunidade e de sua
própria história. Mostrar ao educando que o mesmo é partícipe da história e
torná-la importante é o principal desafio do professor.
Ao fazer um estudo
da cultura local e das demais regiões do nordeste, descobertas ganham um novo
sentido, e o envolvimento da comunidade e dos alunos fazem com que haja um
maior interesse, pois estarão redescobrindo sua própria história.
Justificativa:
Por meio deste
tema os docentes poderão favorecer os estudantes no conhecimento do lugar onde
vivem de forma prazerosa e motivadora, pois explorarão dentro do contexto do
projeto os conteúdos dos diversos eixos da estrutura curricular (identidade e
autonomia, movimento, artes visuais, música, linguagem, matemática, ciências
sociais e ciências naturais). Textos, imagens, informações, gêneros textuais,
folclore, música e cultura de forma geral estão presentes na realidade do
estudante. Eles também poderão partilhar seus conhecimentos entre si, com suas
famílias e demais pessoas da comunidade escolar, mostrando o resultado de suas
pesquisas.
Acreditamos ainda
que a sabedoria popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico,
buscando assim ampliar o conhecimento, compreensão e análise das conquistas
dessa cultura e de seus diversos determinantes, além da importância de se
preservar as tradições de um povo.
Objetivo
Geral:
Levar os alunos a
conhecerem a cultura e as belezas naturais da região Nordeste, nos aspectos
históricos, geográficos, artísticos e sociais , percebendo-se como parte
integrante deste universo.
Objetivos específicos:
- Favorecer a
construção da identidade do estudante;
- Resgatar,
vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular Nordestina;
- Conhecer a
organização social do seu estado, as paisagens, as serras, as praias, os locais
históricos e turísticos;
- Conhecer a
diversidade cultural popular, as personalidades, artistas (pintores,
escritores, humoristas e outros) resgatando a importância do folclore;
- Conhecer e
apreciar diversas obras de artes e artistas cearenses;
- Explorar
diversos gêneros textuais;
- Estimular a
escrita e a leitura de forma funcional;
- Conhecer e
representar as diversas danças, ritmos e músicas da nossa cultura;
CONTEÚDOS:
·
Cultura de cada estado da região Nordeste.
·
Biomas da região Nordeste
·
Danças típicas
CRONOGRAMA
DE ATIVIDADES
ATIVIDADES
|
Agos
|
Set
|
Out
|
Nov
|
Dez
|
Apresentação da Eletiva aos alunos.
|
X
|
||||
Conhecer a cultura dos 9 estados da região
Nordeste, aprofundando mais no Ceará.
|
X
|
X
|
|||
Apresentar de forma geral artistas de
diversas modalidades que nasceram no Nordeste em especifico no
Ceará (cantores, músicos, artistas plásticos, pintores).
|
X
|
||||
Ver vídeos e gravuras que apresentem pontos
turísticos de todo o estado;
|
X
|
X
|
X
|
||
Explorar as belezas naturais da
região Nordeste.
|
X
|
X
|
|||
Aprender alguns ritmos Nordestinos.
|
X
|
X
|
|||
Conhecer por meio de vídeos e fotos algumas praias do Litoral
(Jericoacoara, Morro Branco, Mucuripe e Praia de Iracema) – clima –fau
na.
|
x
|
x
|
X
|
X
|
X
|
Montar a apresentação da
culminância.
|
X
|
X
|
X
|
Recursos
materiais:
v Textos;
v Vídeos;
v Cartolinas;
v Canetinhas;
v Colas;
v Tesourinhas;
v Revistas;
v Televisão
LCD;
v Computadores;
v Réguas
v E.V.A
v Pendrive
Resultados esperados:
Pretende-se
com esta eletiva aguçar a percepção do aluno sobre a Cultura Nordestina,
enfatizando o nosso estado Ceará, de forma prazerosa e enriquecendo mais o
aprendizado sobre as belezas do Nordeste.
Avaliação:
A avaliação será
contínua e processual durante o desenvolvimento do projeto, observando o
desempenho dos estudantes e analisando a cooperação e o envolvimento com os
temas abordados no decorrer do ano. Também será realizada uma
culminância na sala de aula, onde iremos avaliar a participação, interesse e
envolvimento dos alunos.
PROJETO
DE ELETIVA
Professoras: Fernanda E Cleuma
Alunos: 8º E 9º anos
Geografia e Português em: Brasis
Introdução:
Este
Projeto aborda questões relativas às cinco regiões do Brasil (Norte, Nordeste,
Centro-Oeste, Sudeste e Sul). Com a divisão do território brasileiro, foi
formado as cinco grandes regiões observando as características físicas ou
naturais, do relevo, do clima, da vegetação, da hidrografia, como também das
atividades econômicas e culturais, assim como as variedades lingüísticas
existentes no Brasil.
A variação linguística é um fenômeno que acontece com a
língua e pode ser compreendida por intermédio das variações históricas e
regionais. Em um mesmo país, com um único idioma oficial, a língua pode sofrer
diversas alterações feitas por seus falantes. Como não é um sistema fechado e
imutável, a língua portuguesa ganha diferentes nuances.
O português que é falado no Nordeste do
Brasil pode ser diferente do português falado no Sul do país. Claro que um
idioma nos une, mas as variações podem ser consideráveis e justificadas de
acordo com a comunidade na qual se manifesta.
As variações acontecem
porque o princípio fundamental da língua é a comunicação, então é compreensível
que seus falantes façam rearranjos de acordo com suas necessidades
comunicativas. Os diferentes falares devem ser considerados como variações, e
não como erros. Quando tratamos as variações como erro, incorremos no
preconceito linguístico que associa, erroneamente, a língua ao status. O português falado
em algumas cidades do interior do estado de São Paulo, por exemplo, pode ganhar
o estigma pejorativo de incorreto ou inculto, mas, na verdade, essas diferenças
enriquecem esse patrimônio cultural que é a nossa língua portuguesa.
Justificativa:
A ideia desse projeto é
fazer com que os alunos busquem a interação e valorização para o nosso país,
bem como reconhecer que o Brasil é um dos maiores países em extensão territorial.
Os educandos deverão resgatar o estudo e o conhecimento sobre os aspectos
naturais e culturais, que assim serão divididos em cinco regiões: Norte,
Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste.
Assim trabalharemos o projeto de forma
interdisciplinar envolvendo a Língua Portuguesa e Geografia proporcionando
condições de conhecimentos das cinco regiões do Brasil com as atividades de
dança, leitura, escrita, filmes e vídeos.
Objetivos:
·
Fazer com que
o aluno relacione o uso da língua às situações sociocomunicativas,
compreendendo que a variação
linguística é algo inerente à diversidade das situações de uso da
língua portuguesa.
- Reconhecer
as variações linguísticas em diversos contextos sociais, bem como
manifestações de preconceito linguístico.
- Analisar
aplicações de língua padrão e não padrão.
- Relacionar
o emprego das variações linguísticas em cada região.
- Compreender
as variedades da língua como prática social e não como erro gramatical.
- Entender o conceito de Região.
- Conhecer as cincos regiões do Brasil: Norte,
Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.
- Compreender o contexto histórico para o
entendimento da formação das regiões.
- Conhecer a cultura de cada região: costumes,
comidas, danças e músicas.
CONTEÚDOS:
Língua
Portuguesa
|
Geografia
|
|
·
Conceito de Região.
·
Cinco regiões do Brasil.
·
Contexto histórico para o entendimento da formação das regiões.
·
Cultura de cada região: costumes, comidas, danças e músicas.
|
CRONOGRAMA
DE ATIVIDADES
ATIVIDADES
|
AGO
|
SET
|
OUT
|
NOV
|
DEZ
|
Apresentação da Eletiva aos alunos.
|
X
|
||||
Roda de conversa e debates acerca do conteúdo
trabalhado.
|
X
|
X
|
X
|
X
|
|
Leitura e Interpretação
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Filmes e/ou vídeos
|
X
|
X
|
|||
pesquisas
via internet sobre as regiões
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Ensaio para as apresentações artísticas
|
X
|
X
|
X
|
||
Elaboração e Confecção dos trabalhos da Eletiva.
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Culminância com apresentação em sala.
|
X
|
Recursos
materiais:
v Textos;
v Vídeos;
v Cartolinas;
v Canetinhas;
v Colas;
v Tesourinhas;
v Revistas;
v Televisão
LCD;
v Computadores;
v Réguas
v E.V.A
v Pendrive
v Caixa
de som
v Microfone
Resultados esperados:
Avaliação:
A
avaliação será realizada durante todo o processo da eletiva e ao longo das
aulas, com a culminância em sala de aula, onde iremos avaliar a participação,
interesse e envolvimento dos alunos.
PROJETO DE
ELETIVA
Professoras: Roana Diniz e Francisco Brito
Alunos:
8º e 9º anos
Ano: Segundo Semestre de 2019.
O teatro na História da Arte
Introdução:
O teatro é considerado uma
das mais antigas e conhecidas formas de expressão humana, em todos os seus
aspectos, seja político, social, econômico, cultural, religioso, entre outros.
A encenação constitui uma forma singular de manifestação de tudo que se constitui
a sociedade, as relações humanas, como meio tanto para transmitir ou revelar
algo que acontece no mundo humano, criando formas de reflexão sobre o
entendimento sobre a própria sociedade em si.
Justificativa:
Reconhecendo
a importância do teatro na vida dos jovens essa eletiva se propõe a utilizar as
mais variadas formas de encenação teatral como ferramenta educativa, que
favoreça a aprendizagem de História e Artes de forma lúdica e que desperte o
pensamento crítico-reflexivo nas apresentações
Objetivo Geral:
Trabalhar
com o estudante a consolidação do conhecimento das estruturas artísticas, através
das interpretações e história através do contexto histórico-social da épocas
épocas em que o teatro marcou sua presença.
Objetivos específicos:
·
Sensibilizar nosso aluno para perceber os
diferentes tipos e gêneros de interpretação artística, utilizando a linguagem
corporal como ferramenta de aprendizagem
·
Apropriar-se das estruturas de expressão
facial como meio para aprimorar a atuação teatral.
·
Favorecer momentos reflexivos e críticos
baseados na pluralidade dos contextos socioculturais e históricos.
CONTEÚDOS:
História
|
Artes
|
·
Conhecer
a história do teatro
·
Perceber
a atuação do teatro ao longo da história
·
Identificar
os traços históricos em grandes peças
teatrais
·
estudo
das temporalidades históricas
|
· Expressão corporal
· Expressão facial
· Construir roteiros
· Construir cenários
· Gêneros textuais de interpretação
· Interpretação
de textos
|
CRONOGRAMA
DE ATIVIDADES
ATIVIDADES
|
AGO
|
SET
|
OUT
|
NOV
|
Apresentação da Eletiva aos alunos.
|
X
|
|||
Roda de conversa e debates acerca do conteúdo
trabalhado.
|
X
|
X
|
X
|
|
Construção das Histórias
|
X
|
X
|
X
|
|
Construção do roteiro
|
X
|
X
|
||
Interpretação artística(encenação)
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Elaboração e Confecção dos trabalhos da Eletiva.
|
X
|
X
|
||
Assistir Clipes e vídeos
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Culminância com apresentação da Eletiva.
|
X
|
Recursos materiais:
v
Textos;
v
Vídeos;
v
Cartolinas;
v
Canetinhas;
v
Colas;
v
Tesourinhas;
v
Revistas;
v
Televisão LCD;
v
Computadores;
v
Réguas
v
E.V.A
v
Pendrive
Resultados esperados:
Pretende-se
que esta Eletiva amplie o repertório aetistico e desperte o conhecimento das
estruturas de interpretação, estimulando o pensamento crítico, histórico e
cultural em relação ao teatro.
Avaliação:
A
avalição será realizada com uma culminância na sala de aula, onde iremos
avaliar a participação, interesse e envolvimento dos alunos.
Disciplina Eletiva 2019.2
TEMA: #PartiuIFCE
!
PROFESSORES: Ronald Alexandre e
Leiliana Cardoso
DISCIPLINAS: Ciências e Língua
Portuguesa
EMENTA:
De uma forma lúdica e compreensível
trabalharemos os principais assuntos de português e ciências abordados nas
provas de seleção para ingresso de novos alunos para os cursos Técnicos
Integrados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará –
IFCE.
JUSTIFICATIVA:
Muito se discute em resultados das
escolas públicas nas avaliações externas. Cada dia mais alunos e professores
estão numa verdadeira maratona de troca de conhecimento para que esse resultado
aconteça de forma mais natural possível. Pensando nisso, estamos propondo a
Eletiva #PartiuIFCE, com a qual trabalharemos os assuntos mais cobrados nas
provas do IFCE, dando assim uma maior segurança para os nossos alunos, para que
tenham condições de fazer uma excelente prova e disputar de igual por igual uma
vaga na referida instituição de ensino.
CONTEÚDOS:
·
Ciências (Física e Química): cinemática, leis de Newton, trabalho,
potência, calor, luz, eletricidade, ligação química e funções químicas.
·
Português: ortografia, morfologia, sintaxe,
semântica, produção e interpretação de texto.
PÚBLICO-ALVO:
Alunos dos 9º anos
OBJETIVOS:
•
Oferecer um suporte para que nossos
alunos aprendam ciências e português de forma dinâmica e lúdica.
•
Desenvolver a capacidade de
interpretação de textos e da escrita através da produção textual.
•
Implantar uma cultura de estudos
visando disputar vagas no IFCE.
•
Aprovar o máximo de alunos para
ingresso no IFCE.
METODOLOGIA:
Trabalharemos
os principais assuntos de português e ciências cobrados nas provas de seleção
do IFCE. As aulas serão realizadas usando a seguinte metodologia.
·
Aulas expositivas;
·
Estudos em Grupos;
·
Resoluções de questões;
·
Uso do laboratório de
informática;
·
Simulados;
·
Depoimentos;
·
Vídeos.
RECURSOS
DIDÁTICOS:
·
Lousa;
·
Pincel;
·
Projetor multimídia;
·
Cartolina;
·
Computadores;
·
Vídeos;
·
Textos;
·
Caixa de som;
·
Impressora / xerox.
DURAÇÃO:
Agosto
a dezembro de 2019.
Postar um comentário