Ícones Sociais

Carregando...

Nossas Eletivas do 2º Semestre dee 2019!!!


ELETIVAS 6º E 7º - 5 ELETIVAS

ELETIVA:  ANIMAIS TERRESTRES E SUAS FORMAS GEOMÉTRICAS
DISCIPLINAS: Ciências e Matemática
PROFESSORES: Keila Moreira; professora da disciplina de Ciências.
                           Antônio José; professor da disciplina de Matemática.

JUSTIFICATIVA
               A necessidade de complementação do currículo da base nacional na escola da escolha exige que sejam oferecidas, durante o ano letivo, outras disciplinas que possam suprir as deficiências na aprendizagem dos alunos ou atender aos anseios de estudar outros conteúdos que venham ampliar conhecimentos nas áreas as quais forem necessárias. Baseados nesta premissa e observando as deficiências e os anseios dos alunos do 6º e 7º ano da EMTI Aldemir Martins, planejamos, para ser desenvolvida durante o segundo semestre do ano letivo de 2019, a disciplina eletiva; Animais  Terrestres e suas formas geométricas, que dará oportunidade para os alunos pesquisarem e conhecerem as formas dos principais animais terrestres associando-os aos conteúdos de geometria plana e espacial desenvolvendo assim, suas habilidades e conhecimentos na área da matemática e na área das ciências biológicas, e ainda, o protagonismo que poderão ser muito úteis na construção do projeto de vida de cada um.

OBJETIVO
Possibilitar aos alunos aprofundar conceitos já aprendidos e habilidades adquiridas, aprimorar e incentivar o trabalho no campo da pesquisa científica, completando lacunas existentes, na busca por mais conhecimentos nas áreas de Ciências e Matemática, de maneira que possa contribuir para a formação cultural e intelectual transformando suas vidas com desenvolvimento pessoal.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
§  Compreender os conceitos básicos sobre a ciência e o método científico, despertando interesse pela pesquisa;
§  Conhecer a diversidade dos seres vivos terrestres;
§  Fazer analogia das formas geométricas dos seres vivos terrestres;
§  Analisar o impacto de acidentes ambientais nos seres vivos terrestres;
§  Perceber a importância das relações ecológicas entre os seres terrestres;


CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
§  Métodos atuais de pesquisas científicas;
§  Equipamentos utilizados em pesquisas científicas;
§  Formas evoluídas para a adaptação dos seres vivos à vida terrestre;
§  Formas geométricas planas;
§  Formas geométricas espaciais;
§  Perímetro, área e volume de formas geométricas;
§  Unidades de medidas de comprimento, de superfície, de volume e suas transformações;

METODOLOGIA
Apresentação de vídeos; leitura em livros; pesquisas na WEB e outros meios; construção de animais em tamanho grande com folhas de cartolina, evidenciando suas formas geométricas espaciais; cálculos de volume e área, bem como as adaptações á vida terrestre.

RECURSOS DIDÁTICOS
§  Quadro branco e pincel;
§  Laboratório de ciências;
§  Laboratório de Informática;
§  Projetor de imagens;
§  Aparelho de som;

CULMINÂNCIA

A culminância dessa eletiva será baseada na apresentação, por grupos de alunos, dos protótipos de formas confeccionadas e por produções artísticas proporcionadas pelas pesquisas onde deverão demonstrar os conhecimentos adquiridos.


PROJETO DE ELETIVA


Professoras: Roana Diniz e Leiliana Cardoso
 Alunos: 6º e 7º anos
 Ano: Segundo Semestre de 2019.

Arte e Português em:
A arte do canto.

Introdução:
A cultura de um povo é formada por vários elementos, como crenças, valores, danças, músicas, festas populares, e é transmitida de geração em geração e demonstra aspectos locais de uma população. A diversidade cultural é um tema atual e relevante, tanto no âmbito social como escolar. Principalmente em um país formado por tantos grupos étnicos diferentes como o nosso. Por isso, é importante que a escola fortaleça e dê significados a essas diferenças culturais que formam o nosso país. O conhecimento sobre esse leque de culturas do nosso povo cria a relação de respeito e pertencimento.

Justificativa:
Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes italianos, alemães, árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil.
A Arte possibilitará o estudo da cultura que ficou como resultado da mistura desses povos em nosso país. E o Português trabalhará o conhecimento e interpretação de músicas populares brasileiras, seus autores e intérpretes.
Para trabalhar os aspectos culturais brasileiros, as disciplinas de Arte e Português escolheram o tema música. Ao longo da eletiva os alunos conhecerão e cantarão os principais estilos musicais do nosso país.
Objetivo Geral:
Conhecer os principais aspectos culturais do nosso povo e cantar os estilos musicais presentes na cultura brasileira.
Objetivos específicos:
·         Relacionar a distribuição populacional do Brasil com a cultura de cada região.
·         Destacar as principais características culturais do Brasil.
·         Conhecer os principais estilos musicais do nosso país.
·         Cantar músicas que se destacam e representam a cultura brasileira.
·         Interpretar as letras das músicas trabalhadas, verificando a coesão e a coerência.
·         Destacar o regionalismo e a característica cultural e artística presentes nas letras das músicas.

CONTEÚDOS:               
Língua Portuguesa
Arte
·                    Crítica;
·                    Figuras de linguagem;
·                    Coesão e coerência
·                    Regionalismos;
·                    Gênero poético
·                    Interpretação textual
·        Instrumentalização ;
·         História da música;
·         Cultura
·         Gênero musical
·         Estudo de artistas musicais
·         Estudo da voz e do corpo




CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
ATIVIDADES
AGO
SET
OUT
NOV
DEZ
Apresentação da Eletiva aos alunos.
X




Roda de conversa e debates acerca do conteúdo trabalhado.
X




Interpretação das músicas
X
X
X
X

Filmes e/ou vídeos Brasileiros

X

X

Estudo de autores e intérpretes
X
X
X
X

Elaboração e Confecção dos trabalhos da Eletiva.
X
X
X
X
X
Escutar e aprender a cantar as músicas
X
X
X
X
X
Culminância com apresentação em sala.




X

Recursos materiais:
v  Textos;
v  Vídeos;
v  Cartolinas;
v  Canetinhas;
v  Colas;
v  Tesourinhas;
v  Revistas;
v  Televisão LCD;
v  Computadores;
v  Réguas
v  E.V.A
v  Pendrive
v  Caixa de som
v  Microfone
v  Pendrive
     Resultados esperados:
Pretende-se que esta Eletiva amplie o repertório musical e desperte o conhecimento das culturas do nosso país, estimulando o pensamento crítico, histórico e cultural através das músicas populares brasileiras e o estimulo ao canto.
  

  Avaliação:

A avalição será realizada durante todo o processo da eletiva e ao longo das aulas, com a culminância em sala de aula, onde iremos avaliar a participação, interesse e envolvimento dos alunos. 



PROJETO DE ELETIVA


Professoras: Fernanda e Efigênia Kelvia
Alunos: 6º E 7º anos
 Ano: Segundo Semestre de 2019.

Geografia e Português em: Brasis
Introdução:
         Este Projeto aborda questões relativas às cinco regiões do Brasil (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul). Com a divisão do território brasileiro, foi formado as cinco grandes regiões observando as características físicas ou naturais, do relevo, do clima, da vegetação, da hidrografia, como também das atividades econômicas e culturais, assim como as variedades lingüísticas existentes no Brasil.
       A variação linguística é um fenômeno que acontece com a língua e pode ser compreendida por intermédio das variações históricas e regionais. Em um mesmo país, com um único idioma oficial, a língua pode sofrer diversas alterações feitas por seus falantes. Como não é um sistema fechado e imutável, a língua portuguesa ganha diferentes nuances.
     O português que é falado no Nordeste do Brasil pode ser diferente do português falado no Sul do país. Claro que um idioma nos une, mas as variações podem ser consideráveis e justificadas de acordo com a comunidade na qual se manifesta.
     As variações acontecem porque o princípio fundamental da língua é a comunicação, então é compreensível que seus falantes façam rearranjos de acordo com suas necessidades comunicativas. Os diferentes falares devem ser considerados como variações, e não como erros. Quando tratamos as variações como erro, incorremos no preconceito linguístico que associa, erroneamente, a língua ao status. O português falado em algumas cidades do interior do estado de São Paulo, por exemplo, pode ganhar o estigma pejorativo de incorreto ou inculto, mas, na verdade, essas diferenças enriquecem esse patrimônio cultural que é a nossa língua portuguesa.

Justificativa:
       A ideia desse projeto é fazer com que os alunos busquem a interação e valorização para o nosso país, bem como reconhecer que o Brasil é um dos maiores países em extensão territorial. Os educandos deverão resgatar o estudo e o conhecimento sobre os aspectos naturais e culturais, que assim serão divididos em cinco regiões: Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste.
        Assim trabalharemos o projeto de forma interdisciplinar envolvendo a Língua Portuguesa e Geografia proporcionando condições de conhecimentos das cinco regiões do Brasil com as atividades de dança, leitura, escrita, filmes e vídeos.
Objetivos:
·         Fazer com que o aluno relacione o uso da língua às situações sociocomunicativas, compreendendo que a variação linguística é algo inerente à diversidade das situações de uso da língua portuguesa.
  • Reconhecer as variações linguísticas em diversos contextos sociais, bem como manifestações de preconceito linguístico.
  • Analisar aplicações de língua padrão e não padrão.
  • Relacionar o emprego das variações linguísticas em cada região.
  • Compreender as variedades da língua como prática social e não como erro gramatical.
  • Entender o conceito de Região.
  • Conhecer as cincos regiões do Brasil: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.
  • Compreender o contexto histórico para o entendimento da formação das regiões.
  • Conhecer a cultura de cada região: costumes, comidas, danças e músicas.


CONTEÚDOS:               
Língua Portuguesa
Geografia
  • Variedades linguísticas regionais brasileira:
  • Definição de variedades lingüísticas.
  • Tipos de variações e variedades linguísticas regionais.
·          Conceito de Região.
·         Cinco regiões do Brasil.
·         Contexto histórico para o entendimento da formação das regiões.
·         Cultura de cada região: costumes, comidas, danças e músicas.



CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
ATIVIDADES
AGO
SET
OUT
NOV
DEZ
Apresentação da Eletiva aos alunos.
X




Roda de conversa e debates acerca do conteúdo trabalhado.
X
X
X
X

Leitura e Interpretação
X
X
X
X
X
Filmes e/ou vídeos

X

X

pesquisas via internet sobre as regiões
X
X
X
X
X
Ensaio para as apresentações artísticas


X
X
X
Elaboração e Confecção dos trabalhos da Eletiva.
X
X
X
X
X
Culminância com apresentação em sala.




X

Recursos materiais:
v  Textos;
v  Vídeos;
v  Cartolinas;
v  Canetinhas;
v  Colas;
v  Tesourinhas;
v  Revistas;
v  Televisão LCD;
v  Computadores;
v  Réguas
v  E.V.A
v  Pendrive
v  Caixa de som
v  Microfone

     Resultados esperados:
     Avaliação:

A avaliação será realizada durante todo o processo da eletiva e ao longo das aulas, com a culminância em sala de aula, onde iremos avaliar a participação, interesse e envolvimento dos alunos. 


PROJETO DE ELETIVA

Professoras: Rebecca Correia e Francisco Brito
Alunos: 6º e 7º anos
Ano: Segundo Semestre de 2019.


História & Inglês em: The King of Pop!
A juventude encontra na música variadas maneiras de mostrar sua força e vivacidade. Apropriando-se de diferentes gêneros musicais para se expressar e interagir nos diferentes contextos sociais. Reconhecendo a importância da música para a humanização dos jovens, uma vez que ela propicia reflexão e sensibilidade, percorreremos suas trilhas sonoras através de um dos cantores de maior sucesso da indústria fonográfica das décadas de 70 e 80, 90 e 2000, Michael Jackson. Por tanto, teremos como missão reapresentar Michael Jackson as novas gerações fazendo com que os estudantes conheçam a biografia e discografia do cantor. Michael destacou-se pela criatividade, inventividade, carisma e por suas coreografias atemporais. Suas músicas são carregadas de diversos temas transversais, como por exemplo, racismo, política, crítica social, meio-ambiente e outros temas importantes para o contexto histórico-social em que vivemos.

Justificativa:
Reconhecendo a importância da música na vida dos jovens essa eletiva se propõe a utilizar as mais variadas formas de sons musicais como ferramenta educativa, que favoreça a aprendizagem de história e inglês de forma lúdica e que desperte o pensamento crítico-reflexivo nas canções.

Objetivo Geral:
Trabalhar com o estudante a consolidação do conhecimento das estruturas linguísticas do Inglês através das músicas e história através do contexto histórico-social da época de atuação de Michael Jackson.

Objetivos específicos:
 Sensibilizar nosso aluno para perceber os diferentes tipos e gêneros musicais utilizando a música como ferramenta de expressão;
 Apropriar-se das estruturas linguísticas encontradas em inglês; decodificando-as para produzir diversas interpretações.
 Favorecer momentos reflexivos e críticos baseados na pluralidade dos contextos socioculturais e históricos.

CONTEÚDOS:
História Língua Inglesa
 Micro história
 História cultural
 Racismo
 História das mentalidades
 Pluralidade musical
 interdisplinaridade
 Diferentes tempos verbais
 Músicas Michael jackson
 Cumprimentos
 Tradução
 Gêneros textuais
 Vocabulário

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
ATIVIDADES AGO SET OUT NOV
Apresentação da Eletiva aos alunos. X
Roda de conversa e debates acerca do
conteúdo trabalhado.
X X X
Dinâmica, jogos e quiz sobre os temas
abordados, trabalhar com a biografia dos
Beatles.
X X X
Karaokê X X
Interpretação artísticas das músicas
trabalhadas.
X X X X
Elaboração e Confecção dos trabalhos da
Eletiva.
X X
Assistir Clipes e vídeos da banda. X X X X
Culminância com apresentação da Eletiva. X

Recursos materiais:
 Textos;
 Vídeos;
 Cartolinas;
 Canetinhas;
 Colas;
 Tesourinhas;
 Revistas;
 Televisão LCD;
 Computadores;
 Réguas
 E.V.A
 Pendrive

Resultados esperados:
Pretende-se que esta Eletiva amplie o repertório linguístico e desperte o conhecimento das estruturas gramaticais de Língua Inglesa, estimulando o pensamento crítico, histórico e cultural em relação à época de atuação dos Beatles, através das canções e atuação da banda na indústria fonográfica da década de 70, 80, 90 e 2000.

Avaliação:
A avalição será realizada com uma culminância na sala de aula, onde iremos avaliar a participação, interesse e envolvimento dos alunos.


PROJETO DE ELETIVA


Professoras: Ronald Alexandre e Morgana
Alunos: 6º e 7º anos
Ano: Segundo Semestre de 2019.

  
Ciências e Educação Física em:

- SAÚDE EM MOVIMENTO -


Introdução:

A alimentação saudável é a ingestão de alimentos, principalmente, alimentos naturais em nossas refeições diárias. O nosso organismo gasta energia constantemente ao manter todas as suas atividades vitais.
Conseguiremos manter o nosso peso estável se a quantidade de calorias ingeridas for aproximadamente igual à quantidade de calorias que o nosso corpo gasta. Se a ingestão de calorias for maior do que o corpo necessita, haverá aumento de peso, ou seja, a pessoa engordará; mas se essa ingestão for menor do que o corpo necessita, haverá perda de peso e a pessoa emagrecerá.
Para manter o peso ideal e ainda obter todos os nutrientes de que o corpo necessita é imprescindível ter uma dieta variada, na qual a deficiência de um nutriente em certos alimentos seja compensada por sua presença em outros.
Por isso, é muito importante consumir alimentos dos quatro grupos básicos (verduras, legumes e frutas; cereais; leite e derivados; carne). Com a contribuição da eletiva SAÚDE EM MOVIMENTO iremos mostrar como elaborar uma dieta balanceada onde consiste em combinar variedade e quantidade adequadas de alimentos à idade e no grau de atividade física de cada pessoa.



Justificativa:

Os principais objetivos da eletiva é mostrar a turma como com a contribuição da disciplina de Ciências qual é o perfil ideal de alimentação saudável usufruindo da variedades de alimentos que são oferecidos para a sociedade e consequentemente adequando a Educação Física a saúde das pessoas com atividades físicas para não contribuição de aumento de peso ou doenças relacionadas a má alimentação.


Objetivo Geral:

Conhecer os principais aspectos da alimentação saudável e atividades físicas na vida da pessoas contribuindo para uma melhor qualidade de vida.


Objetivos específicos:

 Relacionar os tipos de alimentos;
 Destacar as principais características de carboidratos, proteínas, etc.
 Conhecer as doenças relacionadas a má ingestão de alimentos, distúrbios alimentares.
 Relacionar a variedade de atividades físicas para uma melhor qualidade de vida.


CONTEÚDOS:

Ciências


Educação Física

 Carboidratos ;
 Proteínas;
 Cereais
 Frutas;
 Legumes;


 Perfil energético;
 Males.

 ELETIVAS 8º E 9º - 5 ELETIVAS


PROJETO DE ELETIVA


Professoras: Késsia Bezerra e Rivelino Lopes
Alunos: 8º e 9 ºanos
Ano: Segundo Semestre de 2019.

Português & Ciências em: Escrevendo Etnias.

Introdução:
Observando as necessidades dos adolescentes relacionadas a exposição de sentimentos e ao mesmo tempo como protagonista de suas histórias, faremos um resgate das múltiplas culturas e influencias de diversos povos/etnias. Faremos uso de diferentes gêneros textuais, tais como musicais, documentos/leis etc. Utilizaremos a dança e outras expressões artísticas para o desenvolvimento social do educando e expressão do aprendizado.

Sobre a perspectiva das ciências, é importante ressaltar que o conceito de raças sobre o ponto de vista biológico torna-se equivocado visto que, apenas a genética não é argumento suficiente para embasar tal ideia. A disparidade entre brancos e negros é marcada muito mais por questões sociais do que realmente científicas. Assim, o debate de raça, sobre o viés sociológico, assume que o debate científico deixa clara a inexistência de uma taxonomia de “raças humanas”.






Justificativa:
Reconhecendo as influencias presentes na cultura brasileira, pretendemos que os jovens desenvolvam habilidades e percepções relacionadas ao desenvolvimento pessoal e social, ao estudamos sobre questões biológicas e evolutivas, compreenderão as escolhas e ao mesmo tempo, questões relacionadas a nossa sociedade, afim de que, possamos despertar um pensamento críticos-reflexivo nas canções.
Objetivo Geral:
Trabalhar com o estudante a consolidação do conhecimento das estruturas linguísticas do Português e de conteúdos de ciências.
Objetivos específicos:
·         Sensibilizar nosso aluno para perceber os diferentes tipos e gêneros textuais, utilizando a música, documentos oficiais dentre outros;
·         Apropriar-se das estruturas linguísticas para produzir diversos textos e interpreta-los.
·         Favorecer momentos reflexivos e críticos baseados na pluralidade das etnias.

CONTEÚDOS:
Língua Portuguesa
Ciências
·                    Complemento nominal;
·                    Leitura de documentos oficiais;
·                    Elementos de coerência e coesão;
·                    Figuras de linguagem;
·                    Período simples e período composto.
·  Genética
·  Sistema Tegumentar;
·  Estrutura da Célula.
·  Leitura de artigos científicos.







CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
ATIVIDADES
AGO
SET
OUT
NOV
DEZ
Apresentação da Eletiva aos alunos.
X




Roda de conversa e debates acerca do conteúdo trabalhado.
X
X
X














Interpretação artísticas das músicas trabalhadas.


X
X
X
Elaboração e Confecção dos trabalhos da Eletiva.



X
X
Assistir vídeos
X
X
X
X
X
Culminância com apresentação no pátio.




X

Recursos materiais:
v  Textos;
v  Vídeos;
v  Cartolinas;
v  Canetinhas;
v  Colas;
v  Tesourinhas;
v  Revistas;
v  Televisão LCD;
v  Computadores;
v  Réguas
v  E.V.A
v  Pendrive
Resultados esperados:
Pretende-se que esta Eletiva amplie o repertório linguístico e desperte o conhecimento das estruturas gramaticais, estimulando o pensamento crítico, histórico e cultural através de estudos étnicos e linguísticos.
Avaliação:
A avaliação será realizada com uma culminância na sala de aula, onde iremos avaliar a participação, interesse e envolvimento dos alunos.


PROJETO DA ELETIVA

 Professoras:  Maria Keila Moreira de Sousa
                      Antonia Cresiane Alves Paz

 Alunos: 8º e 9º anos
Ano: Segundo Semestre 2019
ENCANTOS DO NORDESTE: Um estudo da cultura dos estados e das belezas naturais.
Introdução:
A escolha da temática do presente projeto teve origem na necessidade que os estudantes têm de conhecer a sua origem nordestina e as belezas contidas nessa região. Todo ser humano se indaga e com isso nasce a curiosidade, que por fim leva ao conhecimento. Por isso estudar aspectos da cultura local, sejam históricos, geográficos, artísticos ou culturais de forma geral favorece o desenvolvimento da identidade do sujeito em meio à sociedade em que vive.
O contato do estudante com a história local acontece na tentativa de fazer com que o educando reaprenda e valorize a historicidade de sua comunidade e de sua própria história. Mostrar ao educando que o mesmo é partícipe da história e torná-la importante é o principal desafio do professor.
Ao fazer um estudo da cultura local e das demais regiões do nordeste, descobertas ganham um novo sentido, e o envolvimento da comunidade e dos alunos fazem com que haja um maior interesse, pois estarão redescobrindo sua própria história.

Justificativa:
Por meio deste tema os docentes poderão favorecer os estudantes no conhecimento do lugar onde vivem de forma prazerosa e motivadora, pois explorarão dentro do contexto do projeto os conteúdos dos diversos eixos da estrutura curricular (identidade e autonomia, movimento, artes visuais, música, linguagem, matemática, ciências sociais e ciências naturais). Textos, imagens, informações, gêneros textuais, folclore, música e cultura de forma geral estão presentes na realidade do estudante. Eles também poderão partilhar seus conhecimentos entre si, com suas famílias e demais pessoas da comunidade escolar, mostrando o resultado de suas pesquisas.
Acreditamos ainda que a sabedoria popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico, buscando assim ampliar o conhecimento, compreensão e análise das conquistas dessa cultura e de seus diversos determinantes, além da importância de se preservar as tradições de um povo.

Objetivo Geral:
Levar os alunos a conhecerem a cultura e as belezas naturais da região Nordeste, nos aspectos históricos, geográficos, artísticos e sociais , percebendo-se como parte integrante deste universo.

Objetivos específicos:

- Favorecer a construção da identidade do estudante;
- Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular Nordestina;
- Conhecer a organização social do seu estado, as paisagens, as serras, as praias, os locais históricos e turísticos;
- Conhecer a diversidade cultural popular, as personalidades, artistas (pintores, escritores, humoristas e outros) resgatando a importância do folclore;
- Conhecer e apreciar diversas obras de artes e artistas cearenses;
- Explorar diversos gêneros textuais;
- Estimular a escrita e a leitura de forma funcional;
- Conhecer e representar as diversas danças, ritmos e músicas da nossa cultura;

CONTEÚDOS:
·         Cultura de cada estado da região Nordeste.
·         Biomas da região Nordeste
·         Danças típicas

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
ATIVIDADES
Agos
Set
Out
Nov
Dez
Apresentação da Eletiva aos alunos.
X




Conhecer a cultura dos 9 estados da região Nordeste, aprofundando mais no Ceará.
X
X



 Apresentar de forma geral artistas de diversas modalidades que nasceram no Nordeste em especifico no Ceará (cantores, músicos, artistas plásticos, pintores).

X



 Ver vídeos e gravuras que apresentem pontos turísticos de todo o estado;

X
X
X

Explorar as belezas naturais da região Nordeste.


X
X

Aprender alguns ritmos Nordestinos.


X
X

Conhecer por meio de vídeos e fotos algumas praias do Litoral (Jericoacoara, Morro Branco, Mucuripe e Praia de Iracema) – clima –fau
na.
x
x
X
X
X
Montar a apresentação da culminância.


X
X
X


 Recursos materiais:
v  Textos;
v  Vídeos;
v  Cartolinas;
v  Canetinhas;
v  Colas;
v  Tesourinhas;
v  Revistas;
v  Televisão LCD;
v  Computadores;
v  Réguas
v  E.V.A
v  Pendrive

     Resultados esperados:
Pretende-se com esta eletiva aguçar a percepção do aluno sobre a Cultura Nordestina, enfatizando o nosso estado Ceará, de forma prazerosa e enriquecendo mais o aprendizado sobre as belezas do Nordeste.
Avaliação:
A avaliação será contínua e processual durante o desenvolvimento do projeto, observando o desempenho dos estudantes e analisando a cooperação e o envolvimento com os temas abordados no decorrer do ano. Também será realizada uma culminância na sala de aula, onde iremos avaliar a participação, interesse e envolvimento dos alunos.


PROJETO DE ELETIVA


Professoras: Fernanda E Cleuma
Alunos: 8º E 9º anos
 Ano: Segundo Semestre de 2019.

Geografia e Português em: Brasis
Introdução:
         Este Projeto aborda questões relativas às cinco regiões do Brasil (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul). Com a divisão do território brasileiro, foi formado as cinco grandes regiões observando as características físicas ou naturais, do relevo, do clima, da vegetação, da hidrografia, como também das atividades econômicas e culturais, assim como as variedades lingüísticas existentes no Brasil.
       A variação linguística é um fenômeno que acontece com a língua e pode ser compreendida por intermédio das variações históricas e regionais. Em um mesmo país, com um único idioma oficial, a língua pode sofrer diversas alterações feitas por seus falantes. Como não é um sistema fechado e imutável, a língua portuguesa ganha diferentes nuances.
     O português que é falado no Nordeste do Brasil pode ser diferente do português falado no Sul do país. Claro que um idioma nos une, mas as variações podem ser consideráveis e justificadas de acordo com a comunidade na qual se manifesta.
     As variações acontecem porque o princípio fundamental da língua é a comunicação, então é compreensível que seus falantes façam rearranjos de acordo com suas necessidades comunicativas. Os diferentes falares devem ser considerados como variações, e não como erros. Quando tratamos as variações como erro, incorremos no preconceito linguístico que associa, erroneamente, a língua ao status. O português falado em algumas cidades do interior do estado de São Paulo, por exemplo, pode ganhar o estigma pejorativo de incorreto ou inculto, mas, na verdade, essas diferenças enriquecem esse patrimônio cultural que é a nossa língua portuguesa.

Justificativa:
       A ideia desse projeto é fazer com que os alunos busquem a interação e valorização para o nosso país, bem como reconhecer que o Brasil é um dos maiores países em extensão territorial. Os educandos deverão resgatar o estudo e o conhecimento sobre os aspectos naturais e culturais, que assim serão divididos em cinco regiões: Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste.
        Assim trabalharemos o projeto de forma interdisciplinar envolvendo a Língua Portuguesa e Geografia proporcionando condições de conhecimentos das cinco regiões do Brasil com as atividades de dança, leitura, escrita, filmes e vídeos.
Objetivos:
·         Fazer com que o aluno relacione o uso da língua às situações sociocomunicativas, compreendendo que a variação linguística é algo inerente à diversidade das situações de uso da língua portuguesa.
  • Reconhecer as variações linguísticas em diversos contextos sociais, bem como manifestações de preconceito linguístico.
  • Analisar aplicações de língua padrão e não padrão.
  • Relacionar o emprego das variações linguísticas em cada região.
  • Compreender as variedades da língua como prática social e não como erro gramatical.
  • Entender o conceito de Região.
  • Conhecer as cincos regiões do Brasil: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.
  • Compreender o contexto histórico para o entendimento da formação das regiões.
  • Conhecer a cultura de cada região: costumes, comidas, danças e músicas.


CONTEÚDOS:               
Língua Portuguesa
Geografia
  • Variedades linguísticas regionais brasileira:
  • Definição de variedades lingüísticas.
  • Tipos de variações e variedades linguísticas regionais.
·          Conceito de Região.
·         Cinco regiões do Brasil.
·         Contexto histórico para o entendimento da formação das regiões.
·         Cultura de cada região: costumes, comidas, danças e músicas.



CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
ATIVIDADES
AGO
SET
OUT
NOV
DEZ
Apresentação da Eletiva aos alunos.
X




Roda de conversa e debates acerca do conteúdo trabalhado.
X
X
X
X

Leitura e Interpretação
X
X
X
X
X
Filmes e/ou vídeos

X

X

pesquisas via internet sobre as regiões
X
X
X
X
X
Ensaio para as apresentações artísticas


X
X
X
Elaboração e Confecção dos trabalhos da Eletiva.
X
X
X
X
X
Culminância com apresentação em sala.




X

Recursos materiais:
v  Textos;
v  Vídeos;
v  Cartolinas;
v  Canetinhas;
v  Colas;
v  Tesourinhas;
v  Revistas;
v  Televisão LCD;
v  Computadores;
v  Réguas
v  E.V.A
v  Pendrive
v  Caixa de som
v  Microfone

     Resultados esperados:
     Avaliação:
A avaliação será realizada durante todo o processo da eletiva e ao longo das aulas, com a culminância em sala de aula, onde iremos avaliar a participação, interesse e envolvimento dos alunos.


PROJETO DE ELETIVA


Professoras: Roana Diniz e Francisco Brito
 Alunos: 8º e 9º anos
 Ano: Segundo Semestre de 2019.

O teatro na História da Arte

Introdução:
O teatro é considerado uma das mais antigas e conhecidas formas de expressão humana, em todos os seus aspectos, seja político, social, econômico, cultural, religioso, entre outros. A encenação constitui uma forma singular de manifestação de tudo que se constitui a sociedade, as relações humanas, como meio tanto para transmitir ou revelar algo que acontece no mundo humano, criando formas de reflexão sobre o entendimento sobre a própria sociedade em si.

Justificativa:
Reconhecendo a importância do teatro na vida dos jovens essa eletiva se propõe a utilizar as mais variadas formas de encenação teatral como ferramenta educativa, que favoreça a aprendizagem de História e Artes de forma lúdica e que desperte o pensamento crítico-reflexivo nas apresentações
Objetivo Geral:
Trabalhar com o estudante a consolidação do conhecimento das estruturas artísticas, através das interpretações e história através do contexto histórico-social da épocas épocas em que o teatro marcou sua presença.

Objetivos específicos:
·        Sensibilizar nosso aluno para perceber os diferentes tipos e gêneros de interpretação artística, utilizando a linguagem corporal como ferramenta de aprendizagem
·        Apropriar-se das estruturas de expressão facial como meio para aprimorar a atuação teatral.
·        Favorecer momentos reflexivos e críticos baseados na pluralidade dos contextos socioculturais e históricos.

CONTEÚDOS:               
História
Artes
·         Conhecer a história do teatro
·         Perceber a atuação do teatro ao longo da história
·         Identificar os traços históricos  em grandes peças teatrais
·         estudo das temporalidades históricas
·         Expressão corporal
·          Expressão facial
·          Construir roteiros
·         Construir cenários
·         Gêneros textuais de interpretação
·         Interpretação de textos



CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
ATIVIDADES
AGO
SET
OUT
NOV
Apresentação da Eletiva aos alunos.
X



Roda de conversa e debates acerca do conteúdo trabalhado.
X
X
X

Construção das Histórias
X
X
X

Construção do roteiro


X
X
Interpretação artística(encenação)
X
X
X
X
Elaboração e Confecção dos trabalhos da Eletiva.


X
X
Assistir Clipes e vídeos
X
X
X
X
Culminância com apresentação da Eletiva.



X

Recursos materiais:
v  Textos;
v  Vídeos;
v  Cartolinas;
v  Canetinhas;
v  Colas;
v  Tesourinhas;
v  Revistas;
v  Televisão LCD;
v  Computadores;
v  Réguas
v  E.V.A
v  Pendrive
     Resultados esperados:
Pretende-se que esta Eletiva amplie o repertório aetistico e desperte o conhecimento das estruturas de interpretação, estimulando o pensamento crítico, histórico e cultural em relação ao teatro.
     Avaliação:
A avalição será realizada com uma culminância na sala de aula, onde iremos avaliar a participação, interesse e envolvimento dos alunos.


Disciplina Eletiva 2019.2
TEMA: #PartiuIFCE !
PROFESSORES: Ronald Alexandre e Leiliana Cardoso
DISCIPLINAS: Ciências e Língua Portuguesa

EMENTA:


            De uma forma lúdica e compreensível trabalharemos os principais assuntos de português e ciências abordados nas provas de seleção para ingresso de novos alunos para os cursos Técnicos Integrados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE.

JUSTIFICATIVA:

            Muito se discute em resultados das escolas públicas nas avaliações externas. Cada dia mais alunos e professores estão numa verdadeira maratona de troca de conhecimento para que esse resultado aconteça de forma mais natural possível. Pensando nisso, estamos propondo a Eletiva #PartiuIFCE, com a qual trabalharemos os assuntos mais cobrados nas provas do IFCE, dando assim uma maior segurança para os nossos alunos, para que tenham condições de fazer uma excelente prova e disputar de igual por igual uma vaga na referida instituição de ensino.


CONTEÚDOS:


·         Ciências (Física e Química): cinemática, leis de Newton, trabalho, potência, calor, luz, eletricidade, ligação química e funções químicas.
·         Português: ortografia, morfologia, sintaxe, semântica, produção e interpretação de texto.

PÚBLICO-ALVO:
Alunos dos 9º anos

OBJETIVOS:
              Oferecer um suporte para que nossos alunos aprendam ciências e português de forma dinâmica e lúdica.
              Desenvolver a capacidade de interpretação de textos e da escrita através da produção textual.
              Implantar uma cultura de estudos visando disputar vagas no IFCE.
              Aprovar o máximo de alunos para ingresso no IFCE.

METODOLOGIA:

            Trabalharemos os principais assuntos de português e ciências cobrados nas provas de seleção do IFCE. As aulas serão realizadas usando a seguinte metodologia.
·         Aulas expositivas;
·         Estudos em Grupos;
·         Resoluções de questões;
·         Uso do laboratório de informática;
·         Simulados;
·         Depoimentos;
·         Vídeos.
RECURSOS DIDÁTICOS:

·         Lousa;
·         Pincel;
·         Projetor multimídia;
·         Cartolina;
·         Computadores;
·         Vídeos;
·         Textos;
·         Caixa de som;
·         Impressora / xerox.


DURAÇÃO:

Agosto a dezembro de 2019.








COMPARTILHAR:

+1

author

Este post foi escrito por: Admin

Aqui voce coloca sua descrição!

Receba gratuito para sua Caixa de Email

Postar um comentário

CodeNirvana
Tecnologia do Blogger.
EMTI Aldemir Martins Av: Franciso Sá 7460 | Barra do Ceará 60330-875 | Template Edited By Erick Araújo | Template Design By Code Nirvana
Back To Top