1. A
CIENCIA HISTÓRICA DA NATUREZA
Introdução:
A eletiva A ciência
histórica da natureza pretende estabelecer uma relação entre a História e a
Ciência que favoreça um processo de aprendizagem e consolidação do conhecimento
das respectivas disciplinas, a partir de aulas diferenciadas e atrativas que
estimulem um aprendizado e valorização da natureza partir do conhecimento do
universo das plantas
Justificativa:
A ideia desse projeto é
fazer com que os alunos busquem a interação e valorização da natureza, bem como
reconhecer a importância das diversas espécies de plantas, os educandos deverão
resgatar o estudo e o conhecimento sobre a preservação da natureza em face do
desequilíbrio ecológico que vivemos em pleno século XXI.
Assim, trabalharemos o
projeto de forma interdisciplinar envolvendo a História e a Ciência,
proporcionando condições de conhecimentos para a efetivação do aprendizado
entrelaçando a natureza lúdica, podendo ser utilizados: textos, vídeos, mapas,
filmes, imagens, entre outros recursos.
Pensando nisso decidimos
inserir essas vivências no ambiente escolar, pois os alunos terão a
oportunidade conhecer a diversidade do reino das plantas e sua historicidade.
Objetivo Geral:
Conhecer o universo das
plantas de modo a mostrar como o homem, ao longo de sua História vem se
apropriando da natureza e dessa forma, trabalhar a consciência cidadã nos
alunos para que possam tomar atitudes frente a defesa da natureza no ambiente
que vivem.
Objetivos
específicos:
·
Entender o conceito de Natureza
·
Conhecer os diversos grupos de plantas, suas
características, além da sua apropriação
·
Compreender o contexto histórico relacionado
a visão homem sobre a natureza, em especial as plantas
·
Entender os diversos usos que as plantas
podem servir ao homem
·
Compreender as principais consequências da
extinção da cobertura vegetal na
atualidade
·
Conhecer os aspectos filosóficos, sociais e
religiosos em torno da natureza em especial as plantas
CONTEÚDOS:
Ciência
|
História
|
·
Água no
ambiente
·
Agua:
tratamento e saude
·
Fauna e
flora.
·
Problemas
ambientais.
·
Conceito de
natureza
·
Fauna e
flora.
·
Reino das
plantas
|
·
Pré-historia
·
Idade
Antiga: egipcios, fenincios, hebreus, persas, gregos e romanos
· Idade média: Feudalismo
· Idade moderna: grandes
navegações
|
2. Geografia e
Português em:
CANTANDO AS CULTURAS DO
BRASIL
Introdução:
A
cultura de um povo é formada por vários elementos, como crenças, valores,
danças, músicas, festas populares, e é transmitida de geração em geração e
demonstra aspectos locais de uma população. A diversidade cultural é um tema
atual e relevante, tanto no âmbito social como escolar. Principalmente em um
país formado por tantos grupos étnicos diferentes como o nosso. Por isso, é
importante que a escola fortaleça e dê significados a essas diferenças
culturais que formam o nosso país. O conhecimento sobre esse leque de culturas
do nosso povo cria a relação de respeito e pertencimento.
Justificativa:
Os
principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus,
a população indígena e os escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes
italianos, alemães, árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade
cultural do Brasil.
A Geografia
possibilitará o estudo da cultura que ficou como resultado da mistura desses
povos em nosso país. E o Português trabalhará o conhecimento e interpretação de
músicas populares brasileiras, seus autores e intérpretes.
Para
trabalhar os aspectos culturais brasileiros, as disciplinas de Geografia e
Português escolheu o tema música. Ao longo da eletiva os alunos conhecerão e
cantarão os principais estilos musicais do nosso país.
Objetivo
Geral:
Conhecer os principais
aspectos culturais do nosso povo e cantar os estilos musicais presentes na
cultura brasileira.
Objetivos
específicos:
·
Relacionar a distribuição populacional do
Brasil com a cultura de cada região.
·
Destacar as principais características
culturais do Brasil.
·
Conhecer os principais estilos musicais do
nosso país.
·
Cantar músicas que se destacam e representam
a cultura brasileira.
·
Interpretar as letras das músicas
trabalhadas, verificando a coesão e a coerência.
·
Destacar o regionalismo presente nas letras
das músicas.
CONTEÚDOS:
Língua Portuguesa
|
Geografia
|
·
Crítica;
·
Figuras de
linguagem;
·
Coesão e
coerência
·
Regionalismos;
·
Gênero
musical
|
· Regiões brasileiras;
· População;
· Culturas
|
3. ENCANTOS
DO CEARÁ: Um passeio pela Literatura e as Ciências.
Introdução:
A
escolha da temática do presente projeto teve origem na necessidade que
os estudantes têm de conhecer quem são,de onde vieram e quiçá para onde vão.
Todo ser humano se indaga e com isso nasce a curiosidade, que por fim leva ao
conhecimento. Por isso estudar aspectos da cultura local, sejam históricos,
geográficos, artísticos ou culturais de forma geral favorece o desenvolvimento
da identidade do sujeito em meio à sociedade em que vive.
O contato do
estudante com a história local acontece na tentativa de fazer com que o
educando reaprenda e valorize a historicidade de sua comunidade e de sua
própria história. Mostrar ao educando que o mesmo é partícipe da história e
torná-la importante é o principal desafio do professor.
Ao fazer um estudo
da cultura local,as descobertas ganham um novo sentido, e o envolvimento da
comunidade e dos alunos fazem com que haja um maior interesse, pois estarão
redescobrindo sua própria história.
Encantos do Ceará:Um
passeio pela Literatura e as Ciências é o tema do projeto a ser desenvolvido pelas
referidas turmas no ano de 2018 na referida escola.
Justificativa:
Por meio deste
tema os docentes poderão favorecer os estudantes no conhecimento do lugar onde
vivem de forma prazerosa e motivadora, pois explorarão dentro do contexto do
projeto os conteúdos dos diversos eixos da estrutura curricular (identidade e
autonomia, movimento, artes visuais, música, linguagem, matemática, ciências
sociais e ciências naturais). Textos, imagens, informações, gêneros textuais,
folclore, música e cultura de forma geral estão presentes na realidade do
estudante. Eles também poderão partilhar seus conhecimentos entre si, com suas
famílias e demais pessoas da comunidade escolar, mostrando o resultado de suas
pesquisas.
Acreditamos ainda
que a sabedoria popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico,
buscando assim ampliar o conhecimento, compreensão e análise das conquistas
dessa cultura e de seus diversos determinantes, além da importância de se
preservar as tradições de um povo.
Objetivo
Geral:
Levar os alunos a
conhecerem a cultura do estado do Ceará, nos aspectos históricos, geográficos,
artísticos e sociais , percebendo-se como parte integrante deste universo.
Objetivos específicos:
- Favorecer a construção
da identidade do estudante;
- Resgatar,
vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular cearense;
- Conhecer a
organização social do seu estado, as paisagens, as serras, as praias, os locais
históricos e turísticos;
- Conhecer a diversidade
cultural popular, as personalidades, artistas (pintores, escritores, humoristas
e outros) resgatando a importância do folclore;
- Conhecer e
apreciar diversas obras de artes e artistas cearenses;
- Explorar
diversos gêneros textuais;
- Estimular a escrita
e a leitura de forma funcional;
- Conhecer e
representar as diversas danças, ritmos e músicas da nossa cultura;
CONTEÚDOS:
·
Gêneros textuais
·
Biomas cearenses
·
Interpretação textual
·
Comunicação e expressão
4. Português
& Inglês em: Clássicos da literatura adaptados para o cinema.
Introdução:
Quem
nunca se emocionou ao ler um clássico da literatura? E quando esse mesmo clássico
é adaptado para o cinema? Torna-se duplamente instigante! Os livros têm o poder
de nos transportar para qualquer lugar no tempo e no espaço. Permite-nos
imaginar, criar e inventar cores, lugares e saberes. Em contrapartida, o cinema
dá poder para o imaginado torne-se real, através dos roteiros, atores, atrizes
atravessando os séculos inspirando, emocionando e tornando os grandes clássicos
em histórias reais.
Justificativa:
Aliando os grandes clássicos
da literatura ao cinema, pretendemos desenvolver a eletiva: Clássicos da
literatura adaptados para o cinema. Evidenciaremos a leitura desses clássicos
juntamente com a percepção imagética que o cinema nos proporciona.
Objetivo
Geral:
Trabalhar com os estudantes
a leitura dos clássicos, desenvolver a habilidade de leitura e interpretação,
bem como trabalhar a oralidade em inglês e português e reforça os conteúdos em
que os estudantes apresentem mais dificuldades.
Objetivos
específicos:
·
Sensibilizar nosso aluno para perceber os diferentes
tipos e gêneros textuais utilizando o cinema e os clássicos da literatura como
ferramenta de expressão;
·
Apropriar-se das estruturas linguísticas
encontradas em cada língua; decodificando-as para produzir diversas
interpretações textuais.
·
Favorecer momentos reflexivos e críticos
baseados nos clássicos da literatura e cinema observando a pluralidade dos
contextos socioculturais de cada idioma.
CONTEÚDOS:
Língua Portuguesa
|
Língua Inglesa
|
·
Discurso
direto e indireto;
·
Crítica;
·
Adaptações
para língua portuguesa.
·
Figuras de
linguagem;
·
Turnos de
fala em textos narrativos.
|
· Diferentes tempos verbais
· Cumprimentos
· Tradução
· Gêneros
textuais
· Vocabulary
|
5. TEMA: “Horta vertical na escola”
PROFESSORES: Andréa Caetano e
Roana Diniz
DISCIPLINAS: Ciências e Artes
CONTEÚDOS:
Ciências: A
importância da água; Solo; Reduzir, reciclar e reaproveitar; compostagem e
reino Plantae.
Artes:
Personalizar
materiais recicláveis, utilização de pintura e visualizando as percepções das
formas, fortalecendo a habilidade motora com cortes.
PÚBLICO-ALVO: Alunos
do 6º e 7º anos
JUSTIFICATIVA:
A
necessidade do projeto surgiu da observação da falta de conscientização da
reutilização dos restos de alimentos jogados no lixo. Portanto, vimos por meio
deste projeto utilizar restos de alimentos e materiais outrora jogados no lixo
e a construção de um espaço verde no ambiente escolar. Visando, com isso, o aprendizado do cultivo
de plantas, o preparo do solo e o uso racional da água.
Com
esse projeto queremos, também, utilizar os espaços ociosos com atividades
voltadas para conscientização ambiental tornando o ambiente escolar bonito,
agradável e aconchegante.
OBJETIVO GERAL:
Desenvolver a consciência ambiental no
ambiente escolar, criando um espaço de lazer e harmonia nos muros da escola,
bem como, incentivando o contato com a terra e as plantas, despertando uma
consciência ecológica e de sustentabilidade na reutilização de materiais
recicláveis como garrafas pets. Bem como, a elaboração da composteira com os
restos de alimentos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ø Desenvolver um jardim vertical
utilizando material reciclável.
Ø
Trabalhar
a questão ambiental de forma a envolver a área de ciências utilizando-se do
tema transversal meio ambiente.
Ø
Desenvolver
um jardim com horta (coentro e cebolinha) de forma a aproximar o aluno da
convivência ambiental e saudável incentivando o trabalho em equipe e explorando
a criatividade dos alunos.
Ø Reaproveitamento de garrafas pet e
evitando a contaminação do ambiente.
Ø Aprender a importância da compostagem
e a sua composição.
Ø Aperfeiçoar a utilização dos espaços
escolares, transformando a escola num laboratório de construção de saberes,
criando espaços aprazíveis, belos e devidamente sustentáveis.
Ø Engajando o aluno nesse papel de ser
um exemplo de cidadão para o meio ambiente, unido os adolescentes nesta causa
dialogando com os mesmos sobre o desperdício alimentar e sobre sua conduta fora
e dentro da escola.
6. TEMA: Show de Bola
PROFESSORES: Rosangela e Morgana
DISCIPLINAS: Matemática e Educação Física
CONTEÚDOS:
Valorização da cultura corporal de movimento como parte
do patrimônio cultural da humanidade; aspectos histórico-sociais do futebol com
ênfase na Copa do Mundo; Vivência do jogo e das regras aplicadas ao jogo.
Matemática: Explorar o eixo espaço e forma através do
estudo das formas geométricas e suas propriedades, medidas das dimensões de um
campo de futebol, ângulos, etc. Usar o eixo tratamento da informação para
analisar os gráficos, tabelas e dados estatísticos dos jogos.
PÚBLICO-ALVO: Alunos do
6º e 7º anos
EMENTA:
Este projeto irá proporcionar a formação integral do educando, pois a
criança enquanto pratica a atividade física será incentivada a realizar
contagens, comparação de quantidades, identificar algarismos, adicionar pontos,
formas geométricas, isto é, reforçar a aprendizagem de conteúdos da Educação
Física relacionados à Matemática.
Este constante contato com a Matemática, seja para contar pontos,
dividir e formar grupos torna-se um meio de socialização muito grande, além de
tornar o ensino da matemática mais prazerosa associada às atividades lúdicas na
Educação Física
OBJETIVO GERAL:
Trabalhar de forma interdisciplinar, crítica
e contextualizada o tema copa do mundo em nossa escola, valorizando a
participação do Brasil neste evento e incentivando os alunos a demonstrarem seu
patriotismo através da torcida. Assim, através das relações existentes entre as
duas disciplinas, estabelecendo relações multidisciplinares visamos colaborar
em muito para o aperfeiçoamento dos alunos e a redução das dificuldades que
possuem principalmente na Matemática.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Fazer operações matemáticas mediante a
vivência do futebol.
·
Reconhecer medidas, equações e cálculos nos
elementos que constituem o futebol.
·
Vivenciar o futebol numa perspectiva
interdisciplinar reconhecendo a matemática no esporte e o esporte na
matemática.
·
Vivenciar o futebol enquanto espaço para
construção de relações pessoais que favoreçam a convivência e a participação de
todos
JUSTIFICATIVA:
O
futebol é uma das inúmeras práticas culturais esportivas e a paixão do povo
brasileiro, o que tornou esse esporte o mais popular do nosso país. Em ano de
copa do mundo, essa paixão torna-se mais forte nos corações verde-amarelos,
pois a população respira futebol nas ruas, nas escolas, nas lojas, enfim, em
todos os ambientes, inclusive na escola. Por isso, em 2018, aproveitaremos para
saber um pouco mais sobre a copa do mundo.
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