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Vamos conhecer nossas Eletivas dos 6º e 7º anos de 2018.1!!!



ELETIVAS: 6º e 7º anos


1. A CIENCIA HISTÓRICA DA NATUREZA

Introdução:
A eletiva A ciência histórica da natureza pretende estabelecer uma relação entre a História e a Ciência que favoreça um processo de aprendizagem e consolidação do conhecimento das respectivas disciplinas, a partir de aulas diferenciadas e atrativas que estimulem um aprendizado e valorização da natureza partir do conhecimento do universo das plantas
Justificativa:
A ideia desse projeto é fazer com que os alunos busquem a interação e valorização da natureza, bem como reconhecer a importância das diversas espécies de plantas, os educandos deverão resgatar o estudo e o conhecimento sobre a preservação da natureza em face do desequilíbrio ecológico que vivemos em pleno século XXI.
Assim, trabalharemos o projeto de forma interdisciplinar envolvendo a História e a Ciência, proporcionando condições de conhecimentos para a efetivação do aprendizado entrelaçando a natureza lúdica, podendo ser utilizados: textos, vídeos, mapas, filmes, imagens, entre outros recursos.
Pensando nisso decidimos inserir essas vivências no ambiente escolar, pois os alunos terão a oportunidade conhecer a diversidade do reino das plantas e sua historicidade.
Objetivo Geral:
Conhecer o universo das plantas de modo a mostrar como o homem, ao longo de sua História vem se apropriando da natureza e dessa forma, trabalhar a consciência cidadã nos alunos para que possam tomar atitudes frente a defesa da natureza no ambiente que vivem.

Objetivos específicos:
·                    Entender o conceito de Natureza
·                    Conhecer os diversos grupos de plantas, suas características, além da sua apropriação
·                    Compreender o contexto histórico relacionado a visão homem sobre a natureza, em especial as plantas
·                    Entender os diversos usos que as plantas podem servir ao homem
·                    Compreender as principais consequências da extinção da cobertura vegetal  na atualidade
·                    Conhecer os aspectos filosóficos, sociais e religiosos em torno da natureza em especial as plantas


CONTEÚDOS:

Ciência
História
·                    Água no ambiente
·                    Agua: tratamento e saude
·                    Fauna e flora.
·                    Problemas ambientais.
·         Conceito de natureza
·         Fauna e flora.
·                    Reino das plantas
·       Pré-historia
·      Idade Antiga: egipcios, fenincios, hebreus, persas, gregos e romanos
· Idade média: Feudalismo
· Idade moderna: grandes navegações




2. Geografia e Português em:
CANTANDO AS CULTURAS DO BRASIL

Introdução:
A cultura de um povo é formada por vários elementos, como crenças, valores, danças, músicas, festas populares, e é transmitida de geração em geração e demonstra aspectos locais de uma população. A diversidade cultural é um tema atual e relevante, tanto no âmbito social como escolar. Principalmente em um país formado por tantos grupos étnicos diferentes como o nosso. Por isso, é importante que a escola fortaleça e dê significados a essas diferenças culturais que formam o nosso país. O conhecimento sobre esse leque de culturas do nosso povo cria a relação de respeito e pertencimento.

Justificativa:
Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes italianos, alemães, árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil.
A Geografia possibilitará o estudo da cultura que ficou como resultado da mistura desses povos em nosso país. E o Português trabalhará o conhecimento e interpretação de músicas populares brasileiras, seus autores e intérpretes.
Para trabalhar os aspectos culturais brasileiros, as disciplinas de Geografia e Português escolheu o tema música. Ao longo da eletiva os alunos conhecerão e cantarão os principais estilos musicais do nosso país.
Objetivo Geral:
Conhecer os principais aspectos culturais do nosso povo e cantar os estilos musicais presentes na cultura brasileira.
Objetivos específicos:
·         Relacionar a distribuição populacional do Brasil com a cultura de cada região.
·         Destacar as principais características culturais do Brasil.
·         Conhecer os principais estilos musicais do nosso país.
·         Cantar músicas que se destacam e representam a cultura brasileira.
·         Interpretar as letras das músicas trabalhadas, verificando a coesão e a coerência.
·         Destacar o regionalismo presente nas letras das músicas.

CONTEÚDOS:               

Língua Portuguesa
Geografia
·                    Crítica;
·                    Figuras de linguagem;
·                    Coesão e coerência
·                    Regionalismos;
·                    Gênero musical
·         Regiões brasileiras;
·         População;
·         Culturas




3. ENCANTOS DO CEARÁ: Um passeio pela Literatura e as Ciências.

Introdução:
A escolha da temática do presente projeto teve origem na necessidade que os estudantes têm de conhecer quem são,de onde vieram e quiçá para onde vão. Todo ser humano se indaga e com isso nasce a curiosidade, que por fim leva ao conhecimento. Por isso estudar aspectos da cultura local, sejam históricos, geográficos, artísticos ou culturais de forma geral favorece o desenvolvimento da identidade do sujeito em meio à sociedade em que vive.
O contato do estudante com a história local acontece na tentativa de fazer com que o educando reaprenda e valorize a historicidade de sua comunidade e de sua própria história. Mostrar ao educando que o mesmo é partícipe da história e torná-la importante é o principal desafio do professor.
Ao fazer um estudo da cultura local,as descobertas ganham um novo sentido, e o envolvimento da comunidade e dos alunos fazem com que haja um maior interesse, pois estarão redescobrindo sua própria história.
Encantos do Ceará:Um passeio pela Literatura e as Ciências é o tema do projeto a ser desenvolvido pelas referidas turmas no ano de 2018 na referida escola.

Justificativa:
Por meio deste tema os docentes poderão favorecer os estudantes no conhecimento do lugar onde vivem de forma prazerosa e motivadora, pois explorarão dentro do contexto do projeto os conteúdos dos diversos eixos da estrutura curricular (identidade e autonomia, movimento, artes visuais, música, linguagem, matemática, ciências sociais e ciências naturais). Textos, imagens, informações, gêneros textuais, folclore, música e cultura de forma geral estão presentes na realidade do estudante. Eles também poderão partilhar seus conhecimentos entre si, com suas famílias e demais pessoas da comunidade escolar, mostrando o resultado de suas pesquisas.
Acreditamos ainda que a sabedoria popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico, buscando assim ampliar o conhecimento, compreensão e análise das conquistas dessa cultura e de seus diversos determinantes, além da importância de se preservar as tradições de um povo.

Objetivo Geral:
Levar os alunos a conhecerem a cultura do estado do Ceará, nos aspectos históricos, geográficos, artísticos e sociais , percebendo-se como parte integrante deste universo.

Objetivos específicos:

- Favorecer a construção da identidade do estudante;
- Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular cearense;
- Conhecer a organização social do seu estado, as paisagens, as serras, as praias, os locais históricos e turísticos;
- Conhecer a diversidade cultural popular, as personalidades, artistas (pintores, escritores, humoristas e outros) resgatando a importância do folclore;
- Conhecer e apreciar diversas obras de artes e artistas cearenses;
- Explorar diversos gêneros textuais;
- Estimular a escrita e a leitura de forma funcional;
- Conhecer e representar as diversas danças, ritmos e músicas da nossa cultura;

CONTEÚDOS:
·         Gêneros textuais
·         Biomas cearenses
·         Interpretação textual

·         Comunicação e expressão



4. Português & Inglês em: Clássicos da literatura adaptados para o cinema.

Introdução:
Quem nunca se emocionou ao ler um clássico da literatura? E quando esse mesmo clássico é adaptado para o cinema? Torna-se duplamente instigante! Os livros têm o poder de nos transportar para qualquer lugar no tempo e no espaço. Permite-nos imaginar, criar e inventar cores, lugares e saberes. Em contrapartida, o cinema dá poder para o imaginado torne-se real, através dos roteiros, atores, atrizes atravessando os séculos inspirando, emocionando e tornando os grandes clássicos em histórias reais.

Justificativa:
Aliando os grandes clássicos da literatura ao cinema, pretendemos desenvolver a eletiva: Clássicos da literatura adaptados para o cinema. Evidenciaremos a leitura desses clássicos juntamente com a percepção imagética que o cinema nos proporciona.

Objetivo Geral:
Trabalhar com os estudantes a leitura dos clássicos, desenvolver a habilidade de leitura e interpretação, bem como trabalhar a oralidade em inglês e português e reforça os conteúdos em que os estudantes apresentem mais dificuldades.

Objetivos específicos:
·         Sensibilizar nosso aluno para perceber os diferentes tipos e gêneros textuais utilizando o cinema e os clássicos da literatura como ferramenta de expressão;
·         Apropriar-se das estruturas linguísticas encontradas em cada língua; decodificando-as para produzir diversas interpretações textuais.
·         Favorecer momentos reflexivos e críticos baseados nos clássicos da literatura e cinema observando a pluralidade dos contextos socioculturais de cada idioma.

CONTEÚDOS:               

Língua Portuguesa
Língua Inglesa
·                    Discurso direto e indireto;
·                    Crítica;
·                    Adaptações para língua portuguesa.
·                    Figuras de linguagem;
·                    Turnos de fala em textos narrativos.

·         Diferentes tempos verbais
·         Cumprimentos
·         Tradução
·         Gêneros textuais
·         Vocabulary




5. TEMA:Horta vertical na escola”

PROFESSORES: Andréa Caetano e Roana Diniz
DISCIPLINAS: Ciências e Artes
CONTEÚDOS:
Ciências: A importância da água; Solo; Reduzir, reciclar e reaproveitar; compostagem e reino Plantae.
Artes: Personalizar materiais recicláveis, utilização de pintura e visualizando as percepções das formas, fortalecendo a habilidade motora com cortes.

PÚBLICO-ALVO: Alunos do 6º e 7º anos

JUSTIFICATIVA:
A necessidade do projeto surgiu da observação da falta de conscientização da reutilização dos restos de alimentos jogados no lixo. Portanto, vimos por meio deste projeto utilizar restos de alimentos e materiais outrora jogados no lixo e a construção de um espaço verde no ambiente escolar.  Visando, com isso, o aprendizado do cultivo de plantas, o preparo do solo e o uso racional da água.
Com esse projeto queremos, também, utilizar os espaços ociosos com atividades voltadas para conscientização ambiental tornando o ambiente escolar bonito, agradável e aconchegante.

                                                                                    
OBJETIVO GERAL:
Desenvolver a consciência ambiental no ambiente escolar, criando um espaço de lazer e harmonia nos muros da escola, bem como, incentivando o contato com a terra e as plantas, despertando uma consciência ecológica e de sustentabilidade na reutilização de materiais recicláveis como garrafas pets. Bem como, a elaboração da composteira com os restos de alimentos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Ø  Desenvolver um jardim vertical utilizando material reciclável.

Ø  Trabalhar a questão ambiental de forma a envolver a área de ciências utilizando-se do tema transversal meio ambiente.

Ø  Desenvolver um jardim com horta (coentro e cebolinha) de forma a aproximar o aluno da convivência ambiental e saudável incentivando o trabalho em equipe e explorando a criatividade dos alunos.

Ø  Reaproveitamento de garrafas pet e evitando a contaminação do ambiente.

Ø  Aprender a importância da compostagem e a sua composição.

Ø  Aperfeiçoar a utilização dos espaços escolares, transformando a escola num laboratório de construção de saberes, criando espaços aprazíveis, belos e devidamente sustentáveis.


Ø  Engajando o aluno nesse papel de ser um exemplo de cidadão para o meio ambiente, unido os adolescentes nesta causa dialogando com os mesmos sobre o desperdício alimentar e sobre sua conduta fora e dentro da escola. 

6. TEMA: Show de Bola

PROFESSORES: Rosangela e Morgana
DISCIPLINAS: Matemática e Educação Física
CONTEÚDOS:

Valorização da cultura corporal de movimento como parte do patrimônio cultural da humanidade; aspectos histórico-sociais do futebol com ênfase na Copa do Mundo; Vivência do jogo e das regras aplicadas ao jogo.
Matemática: Explorar o eixo espaço e forma através do estudo das formas geométricas e suas propriedades, medidas das dimensões de um campo de futebol, ângulos, etc. Usar o eixo tratamento da informação para analisar os gráficos, tabelas e dados estatísticos dos jogos.

PÚBLICO-ALVO: Alunos do 6º e 7º anos

EMENTA:

Este projeto irá proporcionar a formação integral do educando, pois a criança enquanto pratica a atividade física será incentivada a realizar contagens, comparação de quantidades, identificar algarismos, adicionar pontos, formas geométricas, isto é, reforçar a aprendizagem de conteúdos da Educação Física relacionados à Matemática.
Este constante contato com a Matemática, seja para contar pontos, dividir e formar grupos torna-se um meio de socialização muito grande, além de tornar o ensino da matemática mais prazerosa associada às atividades lúdicas na Educação Física

OBJETIVO GERAL:

Trabalhar de forma interdisciplinar, crítica e contextualizada o tema copa do mundo em nossa escola, valorizando a participação do Brasil neste evento e incentivando os alunos a demonstrarem seu patriotismo através da torcida. Assim, através das relações existentes entre as duas disciplinas, estabelecendo relações multidisciplinares visamos colaborar em muito para o aperfeiçoamento dos alunos e a redução das dificuldades que possuem principalmente na Matemática.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Fazer operações matemáticas mediante a vivência do futebol.

·         Reconhecer medidas, equações e cálculos nos elementos que constituem o futebol.

·         Vivenciar o futebol numa perspectiva interdisciplinar reconhecendo a matemática no esporte e o esporte na matemática.

·         Vivenciar o futebol enquanto espaço para construção de relações pessoais que favoreçam a convivência e a participação de todos

JUSTIFICATIVA:

O futebol é uma das inúmeras práticas culturais esportivas e a paixão do povo brasileiro, o que tornou esse esporte o mais popular do nosso país. Em ano de copa do mundo, essa paixão torna-se mais forte nos corações verde-amarelos, pois a população respira futebol nas ruas, nas escolas, nas lojas, enfim, em todos os ambientes, inclusive na escola. Por isso, em 2018, aproveitaremos para saber um pouco mais sobre a copa do mundo.


















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