Ícones Sociais

Carregando...

Conheçam nossas Eletivas 8º e 9º anos 2018.1!!


1. TEMA: #PatiuIFCE !!
PROFESSORES: Andréa Gomes e Leiliana Cardoso
DISCIPLINAS: Ciências e Língua Portuguesa

EMENTA:
              De uma forma lúdica e compreensível trabalharemos os principais assuntos de português e ciências abordados nas provas de seleção para ingresso de novos alunos para os cursos Técnicos Integrados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE.

JUSTIFICATIVA:
             Muito se discute em resultados das escolas públicas nas avaliações externas. Cada dia mais alunos e professores estão numa verdadeira maratona de troca de conhecimento para que esse resultado aconteça de forma mais natural possível. Pensando nisso estamos propondo a Eletiva  #PartiuIFCE, onde trabalharemos os assuntos mais cobrados nas provas do IFCE. Dando assim uma maior segurança para os nossos alunos para que tenham condições de fazer uma excelente prova e disputar igual por igual uma vaga na referida instituição de ensino.

 CONTEÚDOS:
·         Ciências (Física e Química): cinemática, leis de Newton, trabalho, potência, calor, luz, eletricidade, ligação química e funções química.
·         Português: ortografia, morfologia, sintaxe, semântica, produção e interpretação de texto.

PÚBLICO-ALVO:
Alunos do 8º e 9º anos

OBJETIVOS:
              Oferecer um suporte para que nossos alunos aprendam ciências e português de forma dinâmica e lúdica.
              Desenvolver a capacidade de interpretação de textos e da escrita através da produção textual.
              Implantar uma cultura de estudos visando disputar vagas no IFCE.

              Aprovar o máximo de alunos para ingresso no IFCE. 


                           

2. A HISTÓRIA DA CIENCIA DO CORPO HUMANO

Professores: Antônio
Francisco

Introdução:
A História da Ciência do corpo tem como intuito fazer uma análise histórica, dentro da perspectiva da Ciência, como o corpo vem sendo apropriado e transformado ao longo da história. Dessa forma, o corpo aqui será estudado na perspectiva da estética, da sua capacidade física, cultural, social, política e religiosa
Justificativa:
A ideia desse projeto é fazer com que os alunos busquem ampliar sua visão do corpo humano nos aspectos ligados a estética, a física, a cultura, o social, a  política e a religiosa.
Assim trabalharemos o projeto de forma interdisciplinar envolvendo a Ciências e a História, de maneira que possamos disseminar a própria complexidade e ao mesmo tempo contradição envolvendo o corpo humano. Para o desenvolvimento dessa abordagem, faremos uso de: textos, vídeos, imagens, filmes, documentos, entre outros.
Objetivo Geral:
Permitir que os alunos tenham um aprofundamento do corpo humano com a intenção de promover a conservação da saúde física e mental a partir do estudo sobre o mesmo ao longo da sua História  


Objetivos específicos:
·                    Entender o conceito de corpo humano na perspectiva da Ciência
·                    Conhecer o conceito de beleza que se transformou ao longo da história, desde a pré-história aos dias atuais
·                    Compreender o contexto histórico da religião no controle do corpo humano
·                    Perceber a construção do conceito de infância, até então não existente
·                    Compreender, do ponto de vista da Ciência os métodos de controle do corpo humano com relação a condição física e mental
·                    Conhecer as teorias cientificas relacionadas a questão da reprodução humana
·                    Conhecer a história do racismo e da discriminação étnico e cultural
·                    Perceber o corpo no século XXI


CONTEÚDOS:
Ciências
História
·                    Conteúdos do 8 ano
·                    Organização celular
·                    O grupos de alimentos
·                    Os sistemas do corpo humano: digestivo, respiratório, cardiovascular, unitário imunitário, sistema locomotor, sistema nervoso, muscular, sensorial, endócrino
·                    Conteúdo do 9 ano
·                    Materiais: propriedades e constituição
·                    Átomos e sua estrutura
·                    Misturas e substancias
·      Conteúdos do 8 ano
·       Iluminismo
·      Revolução inglesa
·      Revolução Francesa
·      Revolução na América portuguesa e espanhola
·      Napoleão Bonaparte
·      Revolução Industrial
·      Imperialismo no século XIX
·      Conteúdos do 9 ano
·      Brasil república velha
·      Primeira guerra mundial
·      Período entre guerras
·      Segunda guerra mundial
·      Guerra fria



3. ENCANTOS DO CEARÁ: Um passeio pela Literatura e as Ciências.

Professoras: Maria Keila Moreira de Sousa
                                 Efigênia Kélvia Gonçalves da Silva
Introdução:
A escolha da temática do presente projeto teve origem na necessidade que os estudantes têm de conhecer quem são,de onde vieram e quiçá para onde vão. Todo ser humano se indaga e com isso nasce a curiosidade, que por fim leva ao conhecimento. Por isso estudar aspectos da cultura local, sejam históricos, geográficos, artísticos ou culturais de forma geral favorece o desenvolvimento da identidade do sujeito em meio à sociedade em que vive.
O contato do estudante com a história local acontece na tentativa de fazer com que o educando reaprenda e valorize a historicidade de sua comunidade e de sua própria história. Mostrar ao educando que o mesmo é partícipe da história e torná-la importante é o principal desafio do professor.
Ao fazer um estudo da cultura local,as descobertas ganham um novo sentido, e o envolvimento da comunidade e dos alunos fazem com que haja um maior interesse, pois estarão redescobrindo sua própria história.
Encantos do Ceará:Um passeio pela Literatura e as Ciências é o tema do projeto a ser desenvolvido pelas referidas turmas no ano de 2018 na referida escola.

Justificativa:
Por meio deste tema os docentes poderão favorecer os estudantes no conhecimento do lugar onde vivem de forma prazerosa e motivadora, pois explorarão dentro do contexto do projeto os conteúdos dos diversos eixos da estrutura curricular (identidade e autonomia, movimento, artes visuais, música, linguagem, matemática, ciências sociais e ciências naturais). Textos, imagens, informações, gêneros textuais, folclore, música e cultura de forma geral estão presentes na realidade do estudante. Eles também poderão partilhar seus conhecimentos entre si, com suas famílias e demais pessoas da comunidade escolar, mostrando o resultado de suas pesquisas.
Acreditamos ainda que a sabedoria popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico, buscando assim ampliar o conhecimento, compreensão e análise das conquistas dessa cultura e de seus diversos determinantes, além da importância de se preservar as tradições de um povo.

Objetivo Geral:
Levar os alunos a conhecerem a cultura do estado do Ceará, nos aspectos históricos, geográficos, artísticos e sociais , percebendo-se como parte integrante deste universo.

Objetivos específicos:

- Favorecer a construção da identidade do estudante;
- Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular cearense;
- Conhecer a organização social do seu estado, as paisagens, as serras, as praias, os locais históricos e turísticos;
- Conhecer a diversidade cultural popular, as personalidades, artistas (pintores, escritores, humoristas e outros) resgatando a importância do folclore;
- Conhecer e apreciar diversas obras de artes e artistas cearenses;
- Explorar diversos gêneros textuais;
- Estimular a escrita e a leitura de forma funcional;
- Conhecer e representar as diversas danças, ritmos e músicas da nossa cultura;

CONTEÚDOS:
·         Gêneros textuais
·         Biomas cearenses
·         Interpretação textual

·         Comunicação e expressão



4. Português & Artes em: Oxente! Nossa Língua também é arte.
 Professoras: Roana Diniz e Rivelino Lopes

Introdução:
A juventude é estimulada, através da música, dança, cinema a valorizarem culturas de diversos outros países, deixando a sua língua mãe, e sua cultura apenas como plano de fundo, não enxergando a beleza e a riqueza da cultura brasileira, especificamente a nossa, nordestina e cearense, a partir desta perspectiva queremos fazer uma releitura com a finalidade de valorizar o que é da gente, para isso nos apoiaremos nos trabalhos de artistas locais que valorizam nossa gente e jeito de ser.

Justificativa:
Reconhecendo a importância da cultura na vida dos jovens essa eletiva se propõe a utilizar as mais variadas formas de linguagem artísticas como ferramenta educativa, que favoreça a aprendizagem de gêneros textuais, linguísticos e que desperte um pensamento críticos-reflexivo nas expressões artísticas presente no cotidiano.
Objetivo Geral:
Trabalhar com o estudante a consolidação do conhecimento das estruturas linguísticas do Português e da arte através da literatura, poesia e música.
Objetivos específicos:
·         Sensibilizar nosso aluno para perceber os diferentes tipos e gêneros textuais utilizando vários elementos artísticos como ferramenta de expressão;
·         Apropriar-se das estruturas encontradas em cada linguagem; decodificando-as para produzir diversas interpretações textuais.
·         Favorecer momentos reflexivos e críticos baseados na pluralidade dos contextos socioculturais.

CONTEÚDOS:               
Língua Portuguesa
Artes
·                    Gêneros textuais narrativos;
·                    Critica;
·                    Poesia, cordel;
·                    Figuras de linguagem;
·                    Formações de palavras (sufixo, prefixo, derivação, aglutinação etc.).
·                    Dicionário cearense.

·       Poesias nordestinas;
·         Músicas literárias;
·         Performance;
·         Formas corporais;
·         Confecção de cartazes.






COMPARTILHAR:

+1

author

Este post foi escrito por: Admin

Aqui voce coloca sua descrição!

Receba gratuito para sua Caixa de Email

Postar um comentário

CodeNirvana
Tecnologia do Blogger.
EMTI Aldemir Martins Av: Franciso Sá 7460 | Barra do Ceará 60330-875 | Template Edited By Erick Araújo | Template Design By Code Nirvana
Back To Top