1. TEMA: #PatiuIFCE !!
PROFESSORES: Andréa Gomes e
Leiliana Cardoso
DISCIPLINAS: Ciências e Língua
Portuguesa
EMENTA:
De uma forma lúdica e compreensível trabalharemos os
principais assuntos de português e ciências abordados nas provas de seleção
para ingresso de novos alunos para os cursos Técnicos Integrados do Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE.
JUSTIFICATIVA:
Muito
se discute em resultados das escolas públicas nas avaliações externas. Cada dia
mais alunos e professores estão numa verdadeira maratona de troca de
conhecimento para que esse resultado aconteça de forma mais natural possível.
Pensando nisso estamos propondo a Eletiva
#PartiuIFCE, onde trabalharemos os assuntos mais cobrados nas provas do
IFCE. Dando assim uma maior segurança para os nossos alunos para que tenham
condições de fazer uma excelente prova e disputar igual por igual uma vaga na
referida instituição de ensino.
CONTEÚDOS:
·
Ciências (Física e Química): cinemática, leis de Newton, trabalho,
potência, calor, luz, eletricidade, ligação química e funções química.
·
Português: ortografia, morfologia, sintaxe, semântica,
produção e interpretação de texto.
PÚBLICO-ALVO:
Alunos
do 8º e 9º anos
OBJETIVOS:
•
Oferecer um suporte para que nossos
alunos aprendam ciências e português de forma dinâmica e lúdica.
•
Desenvolver a capacidade de
interpretação de textos e da escrita através da produção textual.
•
Implantar uma cultura de estudos
visando disputar vagas no IFCE.
•
Aprovar o máximo de alunos para
ingresso no IFCE.
2. A
HISTÓRIA DA CIENCIA DO CORPO HUMANO
Professores: Antônio
Francisco
Introdução:
A História da Ciência do
corpo tem como intuito fazer uma análise histórica, dentro da perspectiva da
Ciência, como o corpo vem sendo apropriado e transformado ao longo da história.
Dessa forma, o corpo aqui será estudado na perspectiva da estética, da sua
capacidade física, cultural, social, política e religiosa
Justificativa:
A ideia desse projeto é
fazer com que os alunos busquem ampliar sua visão do corpo humano nos aspectos
ligados a estética, a física, a cultura, o social, a política e a religiosa.
Assim trabalharemos o
projeto de forma interdisciplinar envolvendo a Ciências e a História, de
maneira que possamos disseminar a própria complexidade e ao mesmo tempo
contradição envolvendo o corpo humano. Para o desenvolvimento dessa abordagem,
faremos uso de: textos, vídeos, imagens, filmes, documentos, entre outros.
Objetivo
Geral:
Permitir que os alunos
tenham um aprofundamento do corpo humano com a intenção de promover a
conservação da saúde física e mental a partir do estudo sobre o mesmo ao longo
da sua História
Objetivos
específicos:
·
Entender o conceito de corpo humano na
perspectiva da Ciência
·
Conhecer o conceito de beleza que se
transformou ao longo da história, desde a pré-história aos dias atuais
·
Compreender o contexto histórico da religião
no controle do corpo humano
·
Perceber a construção do conceito de
infância, até então não existente
·
Compreender, do ponto de vista da Ciência os
métodos de controle do corpo humano com relação a condição física e mental
·
Conhecer as teorias cientificas relacionadas
a questão da reprodução humana
·
Conhecer a história do racismo e da
discriminação étnico e cultural
·
Perceber o corpo no século XXI
CONTEÚDOS:
Ciências
|
História
|
·
Conteúdos do
8 ano
·
Organização
celular
·
O grupos de
alimentos
·
Os sistemas
do corpo humano: digestivo, respiratório, cardiovascular, unitário
imunitário, sistema locomotor, sistema nervoso, muscular, sensorial,
endócrino
·
Conteúdo do
9 ano
·
Materiais:
propriedades e constituição
·
Átomos e sua
estrutura
·
Misturas e
substancias
|
·
Conteúdos do
8 ano
·
Iluminismo
·
Revolução
inglesa
·
Revolução
Francesa
·
Revolução na
América portuguesa e espanhola
·
Napoleão
Bonaparte
·
Revolução
Industrial
·
Imperialismo
no século XIX
·
Conteúdos do
9 ano
·
Brasil
república velha
·
Primeira
guerra mundial
·
Período
entre guerras
·
Segunda
guerra mundial
·
Guerra fria
|
3. ENCANTOS
DO CEARÁ: Um passeio pela Literatura e as Ciências.
Professoras: Maria Keila Moreira de Sousa
Efigênia Kélvia Gonçalves da Silva
Introdução:
A
escolha da temática do presente projeto teve origem na necessidade que
os estudantes têm de conhecer quem são,de onde vieram e quiçá para onde vão.
Todo ser humano se indaga e com isso nasce a curiosidade, que por fim leva ao
conhecimento. Por isso estudar aspectos da cultura local, sejam históricos,
geográficos, artísticos ou culturais de forma geral favorece o desenvolvimento
da identidade do sujeito em meio à sociedade em que vive.
O contato do
estudante com a história local acontece na tentativa de fazer com que o
educando reaprenda e valorize a historicidade de sua comunidade e de sua
própria história. Mostrar ao educando que o mesmo é partícipe da história e
torná-la importante é o principal desafio do professor.
Ao fazer um estudo
da cultura local,as descobertas ganham um novo sentido, e o envolvimento da
comunidade e dos alunos fazem com que haja um maior interesse, pois estarão
redescobrindo sua própria história.
Encantos do Ceará:Um
passeio pela Literatura e as Ciências é o tema do projeto a ser desenvolvido pelas
referidas turmas no ano de 2018 na referida escola.
Justificativa:
Por meio deste
tema os docentes poderão favorecer os estudantes no conhecimento do lugar onde
vivem de forma prazerosa e motivadora, pois explorarão dentro do contexto do
projeto os conteúdos dos diversos eixos da estrutura curricular (identidade e
autonomia, movimento, artes visuais, música, linguagem, matemática, ciências
sociais e ciências naturais). Textos, imagens, informações, gêneros textuais,
folclore, música e cultura de forma geral estão presentes na realidade do
estudante. Eles também poderão partilhar seus conhecimentos entre si, com suas
famílias e demais pessoas da comunidade escolar, mostrando o resultado de suas
pesquisas.
Acreditamos ainda
que a sabedoria popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico,
buscando assim ampliar o conhecimento, compreensão e análise das conquistas
dessa cultura e de seus diversos determinantes, além da importância de se
preservar as tradições de um povo.
Objetivo
Geral:
Levar os alunos a
conhecerem a cultura do estado do Ceará, nos aspectos históricos, geográficos,
artísticos e sociais , percebendo-se como parte integrante deste universo.
Objetivos específicos:
- Favorecer a construção
da identidade do estudante;
- Resgatar,
vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular cearense;
- Conhecer a
organização social do seu estado, as paisagens, as serras, as praias, os locais
históricos e turísticos;
- Conhecer a diversidade
cultural popular, as personalidades, artistas (pintores, escritores, humoristas
e outros) resgatando a importância do folclore;
- Conhecer e
apreciar diversas obras de artes e artistas cearenses;
- Explorar
diversos gêneros textuais;
- Estimular a escrita
e a leitura de forma funcional;
- Conhecer e
representar as diversas danças, ritmos e músicas da nossa cultura;
CONTEÚDOS:
·
Gêneros textuais
·
Biomas cearenses
·
Interpretação textual
·
Comunicação e expressão
4. Português
& Artes em: Oxente! Nossa Língua também é arte.
Professoras: Roana Diniz e Rivelino Lopes
Introdução:
A
juventude é estimulada, através da música, dança, cinema a valorizarem culturas
de diversos outros países, deixando a sua língua mãe, e sua cultura apenas como
plano de fundo, não enxergando a beleza e a riqueza da cultura brasileira,
especificamente a nossa, nordestina e cearense, a partir desta perspectiva
queremos fazer uma releitura com a finalidade de valorizar o que é da gente, para
isso nos apoiaremos nos trabalhos de artistas locais que valorizam nossa gente
e jeito de ser.
Justificativa:
Reconhecendo a importância
da cultura na vida dos jovens essa eletiva se propõe a utilizar as mais
variadas formas de linguagem artísticas como ferramenta educativa, que favoreça
a aprendizagem de gêneros textuais, linguísticos e que desperte um pensamento
críticos-reflexivo nas expressões artísticas presente no cotidiano.
Objetivo
Geral:
Trabalhar com o estudante a
consolidação do conhecimento das estruturas linguísticas do Português e da arte
através da literatura, poesia e música.
Objetivos
específicos:
·
Sensibilizar nosso aluno para perceber os diferentes
tipos e gêneros textuais utilizando vários elementos artísticos como ferramenta
de expressão;
·
Apropriar-se das estruturas encontradas em cada
linguagem; decodificando-as para produzir diversas interpretações textuais.
·
Favorecer momentos reflexivos e críticos
baseados na pluralidade dos contextos socioculturais.
CONTEÚDOS:
Língua Portuguesa
|
Artes
|
·
Gêneros
textuais narrativos;
·
Critica;
·
Poesia,
cordel;
·
Figuras de
linguagem;
·
Formações de
palavras (sufixo, prefixo, derivação, aglutinação etc.).
·
Dicionário
cearense.
|
· Poesias nordestinas;
· Músicas literárias;
· Performance;
· Formas corporais;
· Confecção de cartazes.
|
Postar um comentário