A Educação Física permite que se
vivenciem diferentes práticas corporais advindas das mais diversas manifestações
culturais. O Brasil, particularmente, é composto por um vasto patrimônio cultural
que deve ser valorizado, conhecido e desfrutado.
O ensino da Capoeira se encaixa
perfeitamente nesse contexto. O acesso a esse conhecimento contribui para a adoção
de uma postura não preconceituosa e não discriminatória diante das
manifestações e expressões dos diferentes grupos étnicos e sociais (religiosos,
econômicos e de diferentes origens regionais) e das pessoas que deles fazem
parte.
Num país em que pulsam a
capoeira, o samba, entre outras manifestações, a educação física não deve ficar
restrita aos esportes coletivos como o futebol e o vôlei, por exemplo. Deve, portanto,
levar em consideração essas produções da cultura popular como objeto de ensino
e aprendizagem.
Na abordagem desse conteúdo foi
possível desenvolver nos alunos:
ü - A
compreensão dos aspectos históricos sociais relacionados à capoeira e às lutas.
ü - A
participação em lutas, dentro do contexto escolar de forma recreativa.
ü - A
valorização da cultura popular e nacional.
O objetivo do ensino da Capoeira nas
aulas de Educação Física da nossa escola não é fazer a garotada lutar seguindo
à risca as regras pertinentes a cada prática. O importante mesmo é garantir uma
diversidade de propostas de atividades - combinando pesquisa, conhecimento de
regras e, é claro, muito movimento.
Morganna Ellen (Profª de Ed. Física).
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